Etiquetas Energéticas SEEP - Eficiência Energética de Janelas

Publicado por: José Sampaio

Post Date 14/out/2013 14:30:00

Se é fabricante de janelas ou do sector da caixilharia, deve olhar para a Etiqueta Energética de Janelas do Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos (SEEP) como uma forma de acrescentar valor ao seu produto base. 

Vejamos o que deve saber para fazer etiquetas SEEP.

Etiquetagem de Janelas SEEP

 Imagem do Guia de Eficiência Energética ADENE

O que são as etiquetas SEEP?

O SEEP Janelas surge como uma iniciativa da ADENE em parceria com a ANFAJE (Associação Nacional de Fabricantes de Janelas Eficientes) e em colaboração com o ITeCons (Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciência da Construção) e o Centi (Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes).

Para que servem as etiquetas SEEP para Janelas?

As etiquetas energéticas SEEP para janelas dão aos consumidores a possibilidade de comparar as várias soluções no mercado mediante a simples verificação da classe de desempenho energético, que vai de "G" (menos eficiente) a "A" (mais eficiente).

A etiqueta inclui também outra informação técnica mais detalhada, como os parâmetros de cálculo que serviram para determinação do desempenho energético, para além de dados complementares relacionados com as características do vidro e a capacidade de atenuação acústica da janela.

Para além da etiqueta em grande formato fornecida com a janela, esta incluirá também uma pequena etiqueta, incorporada no produto de forma permanente e que garantirá a rastreabilidade de cada janela.

Como Ler as Etiquetas SEEP?

A etiqueta energética para as janelas está basicamente dividida em 3 zonas distintas: uma primeira, onde se refere a marca e o modelo.

Etiquetas SEEP

Uma segunda, com a avaliação do desempenho energético propriamente dito, com uma escala de A a G e a indicação do desempenho energético em kWh/m2 por mês.

Etiquetas de Janelas SEEP

E uma terceira zona, com a indicação dos vários parâmetros de cálculo que conduziram aos resultados indicados na segunda área. Nesta, surgem alguns dados importantes como o coeficiente de transmissão térmica da janela, o factor solar do vidro ou a classe de permeabilidade ao ar.

Etiqueta Eficiência Energética SEEP

Como Começar a Imprimir Etiquetas SEEP?

Se precisa de imprimir etiquetas SEEP de imediato, o caminho mais curto é através da compra do Pack SEEP que inclui tudo o que precisa para começar já.
O PACK SEEP inclui:

A etiqueta SEEP é normalizada para todos os fabricantes aderentes, você só tem de terminar a etiqueta com a impressão da informação especifica.

Quer saber mais sobre esta solução? contacte-nos, temos um profissional disponível para o ajudar.

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Impressoras Etiquetas, Etiquetas Energéticas

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes