Como Preparar Ficheiros para Impressão de Rótulos em Flexografia

Publicado por: Ricardo Costa

Post Date 9/abr/2015 12:00:00

Muitas empresas de Design têm duvidas em relação à forma de proceder no envio de ficheiros para a empresa de impressão de Rótulos, que utiliza um sistema de impressão flexográfico. De facto existem muitas diferenças em relação ao que as agências de design estão habituadas quando desenvolvem conteúdo por exemplo para offset. Estes erros fazem com que por vezes o resultado final do trabalho fique aquém das expectativas.

CMYK-vs-RGB na impressão de rótulos

 

Alguns pontos essenciais a considerar nessa fase:

CUIDADOS COM AS FONTES DOS RÓTULOS

É altamente recomendável que os ficheiros sejam enviados em curvas, porem, mesmo assim, o envio das fontes continua a ser importante, caso seja necessária alguma alteração de última hora ao texto. Se estiverem presentes as fontes utilizadas no documento este processo é mais fácil e rápido, alem de evitar erros ao tentar encontrar a fonte. Em relação ao tamanho, para flexografia, não são recomendáveis textos nos rótulos com dimensão inferior a 5pt.

fonte na impressão de rótulos

 

COMO COLOCAR IMAGENS COM QUALIDADE NO RÓTULO

Uma resolução de 300 dpi é a ideal para imprimir uma imagem em tamanho 100%. Caso seja necessário ampliar a imagem, podem ocorrer perdas de detalhe e pixelização. O formato TIFF é o mais aconselhado, e deve evitar o JPEG que provoca perda de detalhe na compressão. Imagens da internet com 72 dpi nem pensar.

qualidade imagem na impressão de rótulos

 

CORES DO RÓTULO EM CMYK

Estando os rótulos em vectores o formato mais indicado para as imagens é o CMYK, que é o mais adequado para impressão. O RGB é totalmente desaconselhável, pois destina-se a web ou vídeo e a sua conversão posterior para CMYK faz com que apareçam algumas distorções nas cores.

CMYK-vs-RGB nos rótulos

 

 

QUE SOFTWARE USAR PARA O DESIGN DE RÓTULOS

Ficheiros fechados (não editáveis) em PDF não são recomendáveis, devido às manipulações que pode ser necessário fazer, como adequar medidas, montagens técnicas, separação de cores, trapping, etc. Os ficheiros em formato aberto proporcionam essa liberdade para esse trabalho de afinação, sendo os mais utilizados hoje em dia o Adobe Illustrator (.ai) e Corel Draw (.cdr).

Pessoalmente recomendo o software Adobe Illustrator por ser mais fiável, produtivo e menos susceptível a erros, alem de se integrar totalmente ao Adobe Photoshop, que é praticamente o software standard de tratamento de imagem do mercado.

software design rótulos

 

ALINHAMENTO ENTRE INTERVENIENTES NA IMPRESSÃO DO RÓTULO

A troca de informações entre empresas de design, empresas de impressão e cliente é essencial, para que as caracteristicas próprias do sistema de impressão flexografico estejam presentes logo desde o início, poupando tempo e trabalho a todas as partes e obtendo o melhor resultado final.

Por vezes os designers elaboram layouts fantásticos do ponto de vista gráfico/visual mas por falta deste conhecimento são completamente inviáveis para produção gráfica. Isso chega a acontecer em trabalhos já aprovados.

Tem tido problermas com o design e impressão dos seus rótulos ou alguma experiência que queira partilhar? Nós adorariamos conhecer a sua experiência. Deixe os comentários na caixa abaixo.

Informações Rótulos

 

Autor: Ricardo Costa

Designer Gráfico e Técnico de Pré-Impressão. Trabalha essencialmente na área da impressão Flexográfica para rótulos e etiquetas.

Tópicos: Rótulos

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes