Componentes e Características do Ribbon que Deve Conhecer

Publicado por: José Sampaio

Post Date 31/out/2012 11:00:00

O ribbon de Transferência Térmica é o consumível que contém a tinta necessária para a impressão de etiquetas de código de barras. Componentes e Características do Ribbon
Com aspecto exterior relativamente idêntico, os ribbons TT são diferentes dos outros pelas características do ribbon revestido (backcoating, filme de poliéster, camada(s) de tinta), mas também pelo conjunto de componentes que formam o rolo (tubete, trailer de fim de ribbon, e leader de início de ribbon).

Leader

É um filme de PET que permite proteger a parte revestida da fita durante a utilização e facilita a aplicação na impressora.
Pode ter a marca do cliente.

Trailer

É o elemento situado no fim do ribbon revestido e desempenha um papel importante: assegura a detecção do fim do ribbon pela impressora, o que provoca a paragem do desenrolamento para proteger a cabeça de impressão (depende do modelo da impressora)

Tubo

Geralmente fabricado em cartão, o tubo é o eixo sobre o qual se enrola o ribbon durante o fabrico e se desenrola durante a fase de impressão. Dependendo do modelo de impressora a que se destina, o tubo terá características diferentes (diâmetro interior e exterior, largura, entalhes, etc.)

Tem duvidas sobre o tipo de ribbon ou fita de carbono a usar? Cada caso é um caso, peça o contacto de um profissional ou, pode proceder a testes de verificação dos resultados pretendidos com o Ribbon amigo do ambiente.

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Ribbon / Fita de Carbono Zebra

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes