Etiquetas para Ourivesaria e Joalharia - O Que Diz a Nova Lei?

Publicado por: José Duarte

Post Date 3/dez/2015 16:14:10

Entrou em vigor dia 16 de Novembro a Lei nº 98/2015 que contempla alterações normativas para ourivesarias e contrastarias. Este novo diploma implica por exemplo que as ourivesarias exponham as suas peças separadas por tipo e em suportes fisicos diferenciados.

Etiquetas_de_Ourivesaria_e_Joalharia

Contudo, a maior alteração provocada pela lei nº98/2015 não passa pela exposição da peça mas sim pela etiquetagem. A etiquetas de cada peça de ourivesaria, tem a partir de agora de conter mais informações, para que o consumidor tenha um maior conhecimento da origem e da constituição do produto.

8 INFORMAÇÕES Obrigatórias nA ETIQUETA DE OURIVESARIA e joalharia:

  1. As peças com metais precisosos devem estar etiquetadas com essa designação de forma clara e evidente;
  2. Ter etiquetas com a identificação dos respectivos metais preciosos e toques, bem como o peso do metal ou metais preciosos e tipo de materiais gemológicos presentes;
  3. Identificar o país de origem da peça;
  4. As peças em exposição deverão estar identificadas por: Composto por metal precioso ou metal comum;
  5. As jóias de prata totalmente dourada devem conter a indicação: Prata dourada; 
  6. As peças revestidas ou chapeadas sobre metal comum devem conter a indicação: Revestido/Chapeado sobre metal comum;
  7. Pulseiras ou cadeias de metal comum para relojoaria deverá ter a indicação: Metal comum;
  8. Os artigos com metal precioso usados devem conter a indicação: Usados.

Estas alterações à legislação fazem com que as etiquetas geralmente usadas, não possibilitem incluir toda esta informação. 

Para quem já utilizava uma impressora de transferência térmica para imprimir as etiquetas de ourivesaria, o que agora deverá fazer é mudar para uma etiqueta com tamanho adequado à nova informação. Se precisa de ajuda ou tirar dúvidas, fale com um especialista e peça uma amostra já impressa.

Se ainda não utiliza qualquer tipo de sistema de impressão de etiquetas para ourivesaria ou joalharia, veja aqui como o poderá fazer (Video).

Precisa de ajuda no desenho da sua solução para classificação e etiquetagem de ourivesaria ou joalharia, clique na imagem a seguir e entramos em contacto consigo.

Pode sempre fazer o seu próprio orçamento de etiquetas online - embora a sua necessidade possa ser mais especifica, pelo que deve falar com um especialista:

Informações Impressoras Térmicas

Autor: José Duarte

Entusiasta por Música e Desporto, Praticante de Crossfit e Treinador de futebol. Dedica-se diariamente em facilitar a rotulagem das empresas, sendo Especialista em Equipamentos de IDentificação, Rotulagem e Etiquetagem!

Tópicos: Especiais | VOID | Segurança

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes