A impressão por transferência térmica é usada principalmente para imprimir etiquetas de códigos de barras, e funciona com a combinação de três elementos: Uma impressora de cabeça térmica, um ribbon revestido e um suporte de impressão.
A tinta do ribbon é transferida para a etiqueta durante a passagem sob a cabeça de impressão. Esta não é a unica tecnologia de impressão usada para imprimir etiquetas, temos também a impressão térmica direta.
Impressão Térmica Directa
Impressoras que imprimem em material térmo sensível, normalmente papel térmico - único consumível.
Só utilizam um tipo de consumível: O papel térmico. São mais lentas a imprimir, mas têm menor manutenção a curto prazo e menor dimensão.
Uma boa solução para a impressão de informações variáveis com curta duração (de alguns dias a algumas semanas) como as etiquetas para produtos perecíveis ou etiquetas de malas de viagem, por exemplo. Não é conveniente para a impressão de códigos de barras que necessitem de longa duração.
Impressão Transferência Térmica
Impressoras de transferência térmica utilizam dois tipos de consumíveis: Ribbon (Fita de Transferência Térmica) e as Etiquetas (em papel ou materias sintéticos.)
São equipamentos mais rápidos e que podem imprimir com vários tipos de foil sobre uma gama alargada de materiais.
A impressão por transferência térmica é uma tecnologia particularmente adequada para a impressão de etiquetas em meio industrial. A TT permite responder aos condicionamentos de aplicações muito diferentes: Desde a solução mais barata com uma curta duração de vida até à solução mais durável e altamente resistente. Quando o negócio tem nos requisitos de impressão de etiquetas de código de barras a qualidade e a fiabilidade, a Transferência Térmica é a solução.
Autor: José Sampaio

Diretor Operações e cofundador da Codimarc. Há 28 anos a aprender, inovar e partilhar conhecimentos sobre identificação de produtos na indústria. O que me move é a criação de relações duradouras com clientes e parceiros, e a gestão de uma equipa que se dedica diariamente a facilitar os processos dos nossos clientes. Com uma visão prática e um foco constante em melhorias, mantenho sempre a porta aberta a novas ideias e colaborações. E, claro, com um sorriso pronto para qualquer desafio – porque acredito que o trabalho em equipa é tão importante como a precisão de cada etiqueta que produzimos.