Menções a Alergias e Intolerâncias Obrigatórias na Rotulagem Alimentar

Publicado por: José Sampaio

Post Date 30/mar/2017 18:21:53

Alimentos.jpg

Segundo o regulamento (UE) n.º 1169/2011, no conjunto de menções obrigatórias na rotulagem alimentar, estão os ingredientes ou auxiliares tecnológicos ou derivados de uma substância ou produto que provoquem alergias ou intolerâncias, normalmente designados por rótulos alergénios.

Os ingredientes ou auxiliares tecnológicos que provoquem alergias ou intolerâncias – alergénios, utilizados no fabrico ou na preparação de um género alimentício e que continuem presentes no produto acabado, mesmo sob uma forma alterada:

  • Devem ser indicados na lista de ingredientes
  • O nome da substância deve ser realçado por uma grafia que a distinga claramente da restante lista de ingredientes (ex.: a letra ser a negrito ou Maiúsculas ou cor diferente do fundo)
  • O Regulamento (anexo II) indica as substâncias ou produtos que causam alergia - Substâncias ou produtos que provocam alergias ou intolerâncias.

Assim temos:

Cereais que contêm glúten

Trigo, centeio, cevada, aveia, espelta, khorasan (também conhecido como Kamut) ou as suas estirpes hibridizadas e produtos à base destes cereais. Exceções: Xaropes de glicose, incluindo dextrose, à base de trigo; maltodextrinas à base de trigo; xaropes de glicose à base de cevada; cereais utilizados na confeção de destilados alcoólicos, incluindo álcool etílico de origem agrícola. 

Crustáceos e produtos à base de crustáceos

Ovos e produtos à base de ovos

Peixes e produtos à base de peixe

Exceções: Gelatina de peixe usada como agente de transporte de vitaminas ou de carotenóides; gelatina de peixe ou ictiocola usada como clarificante da cerveja e do vinho.

Amendoins e produtos à base de amendoins

Soja e produtos à base de soja

Exceções: Óleo e gordura de soja totalmente refinados; tocoferóis mistos naturais (E 306), D-alfa-tocoferol natural, acetato de D-alfa-tocoferol natural, succinato de D-alfa-tocoferol natural derivados de soja; fitoesteróis e ésteres de fitoesterol derivados de óleos vegetais produzidos a partir de soja; éster de estanol vegetal produzido a partir de esteróis de óleo vegetal de soja.

Leite e produtos à base de leite

Exceções: Lactossoro utilizado na confeção de destilados alcoólicos, incluindo álcool etílico de origem agrícola; lactitol.

Frutos de casca rija

Amêndoas, avelãs, nozes, castanhas de caju, nozes pécan, castanhas do Brasil, pistácios, nozes de macadâmia e produtos à base destes frutos.
Exceções: Frutos de casca rija utilizados na confeção de destilados alcoólicos, incluindo álcool etílico de origem agrícola.

Aipo e produtos à base de aipo

Mostarda e produtos à base de mostarda

Sementes de sésamo e produtos à base de sementes de sésamo

Dióxido de enxofre e sulfitos

Tremoço e produtos à base de tremoço

Moluscos e produtos à base de moluscos

No que diz respeito aos rótulos alergénicos e alimentares pode consultar mais detalhes em Rotulagem alimentar: um guia para uma escolha consciente, documento elaborado pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas

Pode também fazer as suas simulações online, ou pedir a ajuda de um especialista em rótulos alimentares no botão abaixo. 

Informações Rótulos

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Rótulos Alimentares, Etiquetas Personalizadas

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes