Numa troca de ideias com a responsável de Marketing de um dos maiores criadores e fabricantes de jóias em Portugal, acabei por dar conta de uma realidade que afeta os comerciantes de artigos de joalharia, relojoaria e bijuteria bem como as ourivesarias.
Ao contrário do que acontece na maioria das áreas de negócio, a etiqueta ou rótulo nos artigos de luxo têm como objetivo contribuir para a boa imagem do produto e consequentemente para o aumento de vendas.
No caso das jóias não é bem assim. A etiqueta está na peça porque esta têm de estar identificada, caso contrário, ninguém poria a etiqueta na jóia. E porquê? Porque tira parte do brilho das jóias. Quando preparam uma montra, os comerciantes de joalharia não gostam de ver tanta área ocupada por etiquetas como por jóias.
Pode a Etiqueta para Jóias Ser Transparente?
Poder, pode. Mas...existem duas questões principais que impossibilitam a utilização de material transparente nas etiquetas para ourivesaria e jóias.
A impressão do código de barras é uma delas. Não é possível ler um código de barras que não esteja impresso sobre um fundo opaco. Se isso não acontecer, os leitores de código de barras não serão capazes de fazer a leitura automática no ponto de venda.
A outra questão têm a ver com a necessidade de imprimir informação nas duas faces da etiqueta. Sendo transparente, a leitura da informação impressa será quase impossível.
Tornar esta etiqueta mais discreta, sem perder todas as funcionalidades de leitura foi o que nos motivou a desenvolver esta nova solução. Sem inventar a roda!
A área de impressão mantêm-se opaca (branca) e o laço que cola na jóia fica transparente, contribuindo desta forma para um menor impacto visual que as etiquetas normais provocam. Além da melhoria visual, também tivemos outras preocupações:
-
Selecionar um adesivo que permita uma remoção fácil e sem resíduos nas jóias
-
Tratamento da superfície que permita a impressão por transferência térmica com elevada definição.
-
Manter o formato para que continue a utilizar o mesmo equipamento, seja a impressora Zebra desktop ou industrial, Citizen, TSC, Toshiba ou qualquer outra.
Concluindo, se para identificar e etiquetar as peças de joalharia, relógios ou bijuteria, utiliza as tradicionais etiquetas autocolantes brancas ou prateadas, agora pode melhorar a aparência da montra da loja com esta solução de etiquetas para jóias e manter a funcionalidade da identificação.
Autor: José Sampaio

Diretor Operações e cofundador da Codimarc. Há 28 anos a aprender, inovar e partilhar conhecimentos sobre identificação de produtos na indústria. O que me move é a criação de relações duradouras com clientes e parceiros, e a gestão de uma equipa que se dedica diariamente a facilitar os processos dos nossos clientes. Com uma visão prática e um foco constante em melhorias, mantenho sempre a porta aberta a novas ideias e colaborações. E, claro, com um sorriso pronto para qualquer desafio – porque acredito que o trabalho em equipa é tão importante como a precisão de cada etiqueta que produzimos.