Papel Térmico com Capa ou Sem Capa: 3 Truques para Descobrir [Vídeo]

Publicado por: José Duarte

Post Date 29/abr/2015 15:51:00

etiquetas-tranferencia-termicaQuando se trata de etiquetas térmicas diretas falamos principalmente de dois tipos de papel: Térmico com capa e térmico sem capa.

Essencialmente o que os distingue é a superfície frontal. No papel térmico com capa a resistência da impressão é bastante superior comparativamente ao térmico sem capa.

Tendo em conta as semelhanças visuais dos dois materiais e para que não tenha dúvidas, vou ajudar a evitar possíveis enganos na identificação desses tipos de papel com 3 vídeos, para que nunca mais se volte a enganar.

1. O Teste da Unha

 

 


Este é o teste mais rápido que podemos fazer para distinguir uma etiqueta termica Zebra de papel com capa de outra com papel sem capa. É muito simples, só temos que passar a unha sobre a etiqueta e se for térmico sem capa aparece imediatamente uma risca, já o térmico com capa exige alguma insistência.

 

2. O Teste do Isqueiro

 

 


A superfície dos materiais térmicos já por si é bastante sensível à temperatura. Contudo existe uma diferença substancial na resistência do papel térmico com capa do sem capa. O que fizemos nesta prova foi aproximar uma fonte de calor à etiqueta, neste caso utilizando um isqueiro, e sem que haja qualquer contacto, vamos verificar que vai aparecer uma mancha provocada pelo calor.

 

O aspecto a ter em conta neste teste para distinguir os dois materiais é a velocidade com que aparece a reacção térmica, que no caso do papel térmico sem capa é bastante superior comparativamente  com o papel com capa.

3. O Teste do Álcool

 

 

Os produtos químicos devido à sua composição possuem substancias que por vezes são corrosivas/ agressivas para os equipamentos, materiais, etc..

Como já foi dito, os papéis térmicos tem como principal característica a sua grande sensibilidade ao toque, temperatura e neste caso em particular a um produto químico.

O que utilizamos para fazer este teste foi um pincel e álcool doméstico. Embebemos a ponta do pincel com álcool e passamos sobre ambas as superfícies. Como podemos ver, no papel térmico sem capa aparece uma mancha mal o álcool entra em contacto com o frontal, já no térmico com capa, não existe nenhuma reacção desde que pincelamos a etiquetas até ao final do vídeo.

Resumindo

Apesar dos papéis térmicos serem já por si bastante sensíveis, existem diferenças entre os papéis térmico com capa e o sem capa.

Nas três dicas que apresentamos é notório que a sensibilidade do papel sem capa é bastante superior ao papel com capa. No entanto, é importante verificar cada situação e escolher o material que melhor se adequa ao seu negócio.

Amostra Ribbon Grátis

Autor: José Duarte

Entusiasta por Música e Desporto, Praticante de Crossfit e Treinador de futebol. Dedica-se diariamente em facilitar a rotulagem das empresas, sendo Especialista em Equipamentos de IDentificação, Rotulagem e Etiquetagem!

Tópicos: Trasferência Térmica

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes