Como Fabricante de Electrodomésticos Poupou 40% nas Etiquetas

Publicado por: José Sampaio

Post Date 20/mar/2019 13:08:05

fogao_Prancheta 1

Para um fabricante de electrodomésticos, é importante (e mesmo obrigatório) que os seus equipamentos tenham etiquetas informativas legíveis e duradouras. Estando frequentemente estas etiquetas em ambientes extremos, a tarefa não se revela propriamente fácil.

Vejamos como um conceituado fabricante de eletrodomésticos Português, lidou com a optimização das etiquetas de características para os aparelhos que fabrica.  

O Problema das Etiquetas para Electrodomésticos

Os eletrodomésticos são equipamentos de longa duração, que levam várias etiquetas ou placas de características, e são frequentemente sujeitas a condições extremas. Uma combinação explosiva para quem quer ter etiquetas duradouras e a preços aceitáveis.Etiqueta_instrumentos_eletricos_eletronicos

Sendo a questão do duradouro relativamente fácil de resolver - atira dinheiro para cima do problema e ele fica resolvido (com materiais e ribbons muito caros) - encontrar uma solução equilibrada, que cumpra a função e tenha um custo satisfatório, não é tarefa fácil.

Foi esse o problema que este fabricante de eletrodomésticos quis enfrentar e resolver. Baixar o custo da etiqueta.

 

A Procura da Solução de Etiquetagem Ideal

Electronica_etiqueta_especificacaoNa procura da solução de etiquetagem mais equilibrada, sabendo que as etiquetas serão impressas por impressoras de transferência térmica (TT), a escolha da solução ideal passa pela seleção de 2 componentes: o material da etiqueta, e a fita de carbono (Ribbon).

É a compatibilidade entre estes dois elementos e a sua resistência aos solventes (álcool isopropílico, etc...) que vai fazer a grande diferença.

Testar, Testar, testar...

Sendo os factores a ter em conta a escolha do material da etiqueta e o ribbon (fita de transferência térmica), foi feita uma selecção prévia e testadas diferentes soluções.

Foi realizado um trabalho difícil para perceber a compatibilidade entre as muitas dezenas de etiquetas de poliester e uma pré selecção de 3 diferentes ribbons (AXR-EL, AXR-7, AXR-8).

Percebeu-se que havia uma excelente compatibilidade entre a etiqueta com acabamento Cinza Prata Mate e o ribbon de Resina Armor AXR® EL.

 

 

 

Ajudou muito o facto desta Fita de Transferência Térmica ter sido desenvolvida especialmente para garantir a legibilidade e a durabilidade das informações impressas em etiquetas de produtos electrónicos

Os níveis de resistência oferecidos pelo AXR® EL ao calor e aos produtos de limpeza garantem uma rastreabilidade até ao final do ciclo de vida dos produtos.

Foi importante também o facto desta nova fita de transferência Térmica possuir as certificações mais importantes para a indústria como sejam: REACH, RoHS, FDA, Food Contact, entre outras. 

AXR_EL_792x623

UMA Poupança de 40% 

Esta empresa de electrodomésticos, como acontece seguramente com a sua, procura uma solução que, além do problema da identificação de produtos, permita um ganho financeiro relevante.

Feitas as contas, percebeu-se que, comparativamente com os materiais que eram utilizados anteriormente, o custo de impressão foi reduzido em cerca de 40% (no conjunto dos dois materiais - Etiqueta+Ribbon). 

E você? Quer saber se pode baixar os custos e melhorar os resultados na identificação dos seus produtos? Fale já com um especialista que vai ajudar com todo o processo. 

New Call-to-action

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Ribbon / Fita de Carbono Zebra

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes