Para um fabricante de electrodomésticos, é importante (e mesmo obrigatório) que os seus equipamentos tenham etiquetas informativas legíveis e duradouras. Estando frequentemente estas etiquetas em ambientes extremos, a tarefa não se revela propriamente fácil.
Vejamos como um conceituado fabricante de eletrodomésticos Português, lidou com a optimização das etiquetas de características para os aparelhos que fabrica.
O Problema das Etiquetas para Electrodomésticos
Os eletrodomésticos são equipamentos de longa duração, que levam várias etiquetas ou placas de características, e são frequentemente sujeitas a condições extremas. Uma combinação explosiva para quem quer ter etiquetas duradouras e a preços aceitáveis.
Sendo a questão do duradouro relativamente fácil de resolver - atira dinheiro para cima do problema e ele fica resolvido (com materiais e ribbons muito caros) - encontrar uma solução equilibrada, que cumpra a função e tenha um custo satisfatório, não é tarefa fácil.
Foi esse o problema que este fabricante de eletrodomésticos quis enfrentar e resolver. Baixar o custo da etiqueta.
A Procura da Solução de Etiquetagem Ideal
Na procura da solução de etiquetagem mais equilibrada, sabendo que as etiquetas serão impressas por impressoras de transferência térmica (TT), a escolha da solução ideal passa pela seleção de 2 componentes: o material da etiqueta, e a fita de carbono (Ribbon).
É a compatibilidade entre estes dois elementos e a sua resistência aos solventes (álcool isopropílico, etc...) que vai fazer a grande diferença.
Testar, Testar, testar...
Sendo os factores a ter em conta a escolha do material da etiqueta e o ribbon (fita de transferência térmica), foi feita uma selecção prévia e testadas diferentes soluções.
Foi realizado um trabalho difícil para perceber a compatibilidade entre as muitas dezenas de etiquetas de poliester e uma pré selecção de 3 diferentes ribbons (AXR-EL, AXR-7, AXR-8).
Percebeu-se que havia uma excelente compatibilidade entre a etiqueta com acabamento Cinza Prata Mate e o ribbon de Resina Armor AXR® EL.
Ajudou muito o facto desta Fita de Transferência Térmica ter sido desenvolvida especialmente para garantir a legibilidade e a durabilidade das informações impressas em etiquetas de produtos electrónicos.
Os níveis de resistência oferecidos pelo AXR® EL ao calor e aos produtos de limpeza garantem uma rastreabilidade até ao final do ciclo de vida dos produtos.
Foi importante também o facto desta nova fita de transferência Térmica possuir as certificações mais importantes para a indústria como sejam: REACH, RoHS, FDA, Food Contact, entre outras.
UMA Poupança de 40%
Esta empresa de electrodomésticos, como acontece seguramente com a sua, procura uma solução que, além do problema da identificação de produtos, permita um ganho financeiro relevante.
Feitas as contas, percebeu-se que, comparativamente com os materiais que eram utilizados anteriormente, o custo de impressão foi reduzido em cerca de 40% (no conjunto dos dois materiais - Etiqueta+Ribbon).
E você? Quer saber se pode baixar os custos e melhorar os resultados na identificação dos seus produtos? Fale já com um especialista que vai ajudar com todo o processo.
Autor: José Sampaio
Diretor Operações e cofundador da Codimarc. Há 28 anos a aprender, inovar e partilhar conhecimentos sobre identificação de produtos na indústria. O que me move é a criação de relações duradouras com clientes e parceiros, e a gestão de uma equipa que se dedica diariamente a facilitar os processos dos nossos clientes. Com uma visão prática e um foco constante em melhorias, mantenho sempre a porta aberta a novas ideias e colaborações. E, claro, com um sorriso pronto para qualquer desafio – porque acredito que o trabalho em equipa é tão importante como a precisão de cada etiqueta que produzimos.