REVOLUÇÃO DO RÓTULO DO PRODUTO CIRCULAR CHEGA AO SECTOR AGROALIMENTAR

Publicado por: José Sampaio

Post Date 29/mar/2018 9:00:00

Cartons of orange juice isolated over white.jpegQueremos muito contar-lhe o que é esta novidade do Rótulo de Produto Circular e como o sector agroalimentar irá beneficiar com ela. Mas, antes disso, permita-nos apresentar-lhe alguns números:

  • Todos os anos, são extraídos globalmente 65 mil milhões de toneladas de recursos e apenas 7% de todos os milhões são reciclados.
  • 30% da produção alimentar, ao nível mundial, é desperdiçada e enviada para um aterro ou compostagem. 
  • Em Portugal, perde-se 17% de desperdícios alimentar ao longo das diferentes etapas da cadeia alimentar.

Sabe o que estes números significam? Que o clássico modelo da economia linear de produção – extrair-transformar-usar-rejeitar – está a deixar de ser um sistema viável tanto para o planeta como para as empresas.

É com base nesta constatação que surge o projecto CERTAGRI com o implementar do Rótulo de Produto Circular no sector agroalimentar português, direccionado a uma economia circular. Os objectivos deste programa, desenvolvido pela ADENE – Agência para a Energia, em parceria com o ISA – Instituto de Agronomia e com o apoio do Fundo Ambiental, passam por aumentar a eficiência energética e hídrica em todas as etapas da cadeia de valor da indústria agroalimentar, e adaptar o sector a uma economia circular.

Com o novo Rótulo de Produto Circular, todos ficam a ganhar: os consumidores, a indústria, o país e o planeta. Descubra porquê.

 

Economia Linear versus Economia Circular

“Precisamos de ser mais eficientes e produtivos: fazer “mais com menos” e subir em valor. Mas o “menos” pode ser partilhado, ser concebido para “voltar a casa” e ser reparado e reutilizado, ser remanufaturado e, no final, reciclado.”

João Pedro Matos Fernandes – Ministro do Ambiente

Atrás desta discreta notícia sobre a introdução do Rótulo de Produto Circular em Portugal, desnovela-se o fio de uma revolução global na Economia e no Ambiente. Repare que as contas até são fáceis de fazer: se os recursos naturais são finitos (e tão desperdiçados) e, em 2030, seremos 8,5 mil milhões de pessoas no planeta, como poderemos alimentar tantos milhões?

Uma das soluções passa por abandonar a economia linear de produção que se alimenta abundamente das matérias-primas e energia para produzir produtos em massa. A ironia (sem a parte da piada) é que, segundo este sistema, os produtos têm um período de vida limitado e um final em forma de desperdício. E se é de escassez e desperdício que se fala, então talvez não seja este o caminho para a saúde do nosso planeta e… dos negócios.

Como alternativa a esta linearidade, surge a economia circular. Este sistema benfeitor assenta no uso e reutilização dos recursos naturais e de valorização dos produtos acabados nas diferentes etapas do seu ciclo de vida.

Vantagens desta circularidade? Muitas.

Extraem-se menos matérias-primas e os estados e as indústrias passam a depender menos delas; reduzem-se os impactos ambientais e os desperdícios (que se vêem na indústria alimentar, por exemplo) e, de “mão dada” com a inovação tecnológica, surgem novos modelos de negócio com a optimização e o reaproveitamento de produtos, componentes e materiais.

 

A revolução circular portuguesa

Transparência, ética ambiental e dinamização do sector agroalimentar.

É disto que trata o projecto CERTAGRI – Rotulagem de Eficiência Hídrica e Energética dos Sectores Produtivos Nacionais para uma Economia Circular – que, numa primeira fase, escolhe a indústria agroalimentar por ser o sector que mais contribui para a dinamização da economia nacional.

Inserido no “Plano de Acção para a Economia Circular em Portugal 2017-2020”, o programa CERTAGRI chega com a missão de desenvolver métricas e indicadores para medir a “circularidade” dos recursos e comunicá-los em forma de Rótulo do Produto Circular.

As vantagens deste novo projecto para o sector agroalimentar surgem como peças de dominó: progresso das zonas rurais e agrícolas, uma gestão mais eficiente dos recursos, um consumo mais sustentável e a projecção e divulgação de tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos em Portugal ao nível internacional.

É, sem dúvida, uma aposta ganha logo à partida.

 

E por fim: o Rótulo do Produto Circular


Tal como acontece com o rótulo ecológico europeu, o Rótulo de Produto Circular também se destina a ser um compromisso de transparência com os consumidores. Mas neste caso, revela-se o desempenho hídrico, energético e de circularidade de cada produto ao longo de todas as etapas: produção, transformação, transporte, logística e retalho. A apresentação, essa, passará por uma classificação combinada, com graduação a cores, simples e clara para o utilizador.

A rotulagem alimentar é o caminho para a mudança positiva de comportamentos do consumidor e das indústrias em direcção a um consumo e produção mais conscientes sobre o seu impacto ambiental, social e de saúde dos produtos.

Se a sua área de negócio pertence a uma das etapas do sector agroalimentar – produção, transformação, transporte, logística e retalho - prepare-se: a revolução da economia circular está a chegar até si.

Informação útil:

Compreenda a diferença entre a Economia Linear e Circular nesta infografia interactiva.

Candidate-se ao projecto CERTAGRI com o seu produto de Azeite ao Projeto CERTAGRI. A data limite de inscrição é dia 6 de abril!

Outras dúvidas sobre rótulos e etiquetas? fale com o seu Guia para a Identificação de Produtos com rótulos e etiquetas, ou faça já um orçamento de rótulos online.

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Etiquetas Ecológicas, Rótulos Alimentares, Etiquetas Energéticas

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes