Rótulos de Vinho: Design e Impressão Gráfica, 2 Segredos Para Vender Mais

Publicado por: José Sampaio

Post Date 30/nov/2018 14:00:00

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Com o aumento das marcas de vinhos a encher as prateleiras dos hipermercados e lojas da especialidade, os produtores de vinho deparam-se com dificuldades acrescidas para destacar os seus produtos da concorrência.

O Design e a Impressão Gráfica são dois elementos fundamentais. 

O perfil dos compradores está em constante mudança e o comportamento de compra tem evoluído muito nos últimos anos. Assim sendo, como desenhar um rótulo de vinho que encoraje os consumidores a pegar na sua garrafa? Os rótulos para garrafas podem realmente fazer com que escolha um produto em detrimento de outro?

 

O PODER DO RÓTULO

Para aqueles que não são conhecedores de vinho, pode ser stressante decidir qual a garrafa de vinho a levar para um jantar, ou qual a escolha de vinho que combina melhor com determinado prato. Pode levar a uma procura sem objetivo (para além do preço) no corredor do vinho, e provocar uma grande confusão sobre o que fazer.

Aqui, o impulso é o de escolher uma garrafa com base apenas no impacto visual, esperando que o vinho tenha um gosto tão bom quanto parece do lado de fora. No CG Napa Brand Design, David Schuemann diz:

"Uma etiqueta cuidadosamente elaborada pode fazer-nos pensar que a garrafa é muito mais cara do que realmente aparenta, e isso pode aumentar grandemente o prazer de a beber."

Então, porque escolhemos um certo tipo de vinho, enquanto ignoramos os outros nas prateleiras? Nós baseamos as nossas escolhas no aspecto visual: os rótulos. Eles podem transmitir ao potencial comprador emoções e refletir o sabor que está lá dentro. Podem evocar sentimentos ou a recordação de uma memória. Uma etiqueta divertida e peculiar pode chamar muita atenção da geração mais jovem, enquanto um rótulo com relevo dourado pode impressionar os consumidores de vinho mais maduros.

Um estudo feito por Annie Larson sugere que os millennials são mais atraídos por logótipos e rótulos de vinhos de cores vivas e fontes sem serif  do que por rótulos tradicionais de vinhos. O estudo menciona ainda que 94% dos participantes recordavam rótulos de vinhos mais gráficos, enquanto 68% recordavam vinhos com rótulos tradicionais.

 

Os RÓTULOS DE VINHOS SÃO IMPORTANTES Porquê?

Os rótulos de vinho são tão importantes para os consumidores porquê? E noutras bebidas como cervejas, sumos e refrigerantes?

Embora os rótulos tenham um papel fundamental em todo o marketing das bebidas, os rótulos de vinhos são mais importantes que os demais, simplesmente porque a escolha de uma garrafa é mais complexa, muito mais do que escolher um sumo ou uma cerveja. Há tantos tipos diferentes de vinhos, de castas, com idades diferentes e provenientes de sítios diferentes. Isso deixa grande parte dos consumidores perplexos e confusos.

Qual será uma boa escolha para um presente de aniversário, para beber na casa de praia, com os amigos ou para um jantar romântico? Os rótulos servem como guia para ajudar os consumidores a encontrar o sabor, a qualidade, a casta, mas acima de tudo uma imagem com que se identifiquem e gostem.

 

ELEMENTOS DE UM RÓTULO DE VINHO

Alguns dos principais aspectos no design de etiquetas passam por:

Cores

Todos nós respondemos aos estímulos visuais, e é por isso que uma cor traz a um produto múltiplas camadas de significados. Uma das perguntas que precisa de fazer é saber que tipo de emoção quer que a sua marca transmita, e aplicar uma cor que reflita o sentimento em questão.

Se procura calor e otimismo, escolha o amarelo. Se quer inspirar profissionalismo, sinceridade e tranquilidade, a cor azul nunca falha. Se quer evocar realeza e exclusividade, então o roxo é a cor certa para identificar o seu produto. Pesquise o impacto que as diferentes cores tem no público e nas escolhas com um propósito em mente.

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Gráficos

Use linhas simples, ousadas e formas minimalistas para tornar o rótulo / logótipo reconhecível mesmo à distância. Além disso, saber que gráficos atraem o público-alvo é fundamental. Por exemplo, uma imagem do vinho colorida e moderna é mais indicada para a geração millennials.

Tipografia

Mais uma vez, considere o seu público-alvo ao decidir um tipo de letra. Fontes com serif  atraem um público mais conservador, enquanto as modernas e sem serif  atraem um grupo demográfico mais jovem.

Combinações de cores de texto e plano de fundo

Para causar impacto com o seu logótipo, precisa de emparelhar as cores de texto e de fundo com êxito para criar um bom contraste. Ter um contraste torna o texto mais fácil de ler, minimiza o cansaço visual e torna o design geral da etiqueta esteticamente atraente.

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Depois de decidir qual a cor que melhor comunica a identidade do seu produto, procure-a na tabela de cores e escolha os tons complementares para dar um contraste que a realce.

Agora que conhece os principais passos para ter sucesso com os seus rótulos de vinho, mãos à obra. O primeiro passo, pode ser pedir uma amostra grátis?

 

*Todos os rótulos apresentados são da responsabilidade do designer António Queirós.
Para mais informações fale com um especialista em rótulos.

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

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Tópicos: Rótulos Alimentares, Etiquetas Cores, Etiquetas Personalizadas

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