Um bom vinho não tem obrigatoriamente de ser caro e não precisa de se esconder atrás de um rótulo diferente. Um bom vinho é como um bom livro: Ele é o produto de alguém que adora o que faz e que desfruta de todo o processo criativo.
Um bom rótulo para garrafas de vinho, é aquele que evita os perigos de um rótulo bonito que não reflete a paixão colocada num produto de boa qualidade. Escolher o rótulo certo para o seu vinho pode parecer uma tarefa árdua, há tantas opções a ter em consideração! Mas tenha calma, estamos aqui para ajudar a ultrapassar esse problema.
*Design por António Queirós.
O que quer que o seu produto comunique?
A identidade da sua marca influencia tudo, desde o design da etiqueta até ao material e ao formato. Está a procurar um visual moderno e elegante ou um visual aconchegante e rústico? Testar vários materiais na sua garrafa é uma ótima forma de ter uma ideia do contraste, da textura e das cores a serem usadas para melhor transmitir a sua mensagem.
Não deixe a informação de lado!
Não fique tão envolvido com a aparência a ponto de esquecer todas as informações necessárias no rótulo! Informações como os ingredientes, o peso e origem não são só recomendadas, elas são obrigatórias. Quando lê um rótulo de vinho, é fácil perder-se nos grafismos. Em vez disso, deve centrar-se em algumas informações: O País, a região, as castas, o ano da colheita e do engarrafamento, os produtores e o nível de qualidade do vinho.
Resistência à água
O seu vinho, branco ou rosé, vai refrescar num balde de gelo ou no frigorífico? Não se esqueça de testar o material da etiqueta do vinho nas condições em que o seu cliente o planeia usar.
Moral da história - evite cair nos truques do Marketing ao produzir um rótulo de vinho UAU!. Vá além do design do rótulo, volte ao básico e identifique o país, a região e o fabricante. Essas informações importantes irão ajudar o seu cliente a desfrutar de uma boa garrafa de vinho cuidadosamente trabalhada e pensada do início ao fim.
Está preparado para começar seu projeto de rotulagem de vinhos? Fale já com um especialista!
Resumindo
A escolha do rótulo certo para uma garrafa de vinho é crucial para transmitir a identidade da marca e destacar a qualidade do produto. É importante encontrar um equilíbrio entre o design atraente e as informações essenciais, como o país, a região e o fabricante do vinho.
Além disso, é fundamental considerar a resistência do rótulo à água, especialmente para vinhos brancos e roses que serão refrigerados. Portanto, ao criar um rótulo de vinho, é essencial pensar além do marketing e garantir que o cliente pode desfrutar de uma garrafa de vinho bem trabalhada e pensada em todos os aspetos. Se está a começar um projeto de rotulagem de vinhos, não hesite em procurar a orientação de um personal trainer de rotulagem para obter os melhores resultados.
Autor: José Sampaio