Rótulos de Vinho Personalizados: 5 Dicas para Fidelizar o Seu Cliente

Publicado por: José Sampaio

Post Date 12/mar/2018 16:30:00

rotulo-vinho-personalizado.png

Os bons momentos merecem ser celebrados com um bom vinho. Mas, e se além da qualidade do produto, a atmosfera desses momentos fosse enriquecida com um rótulo de vinho personalizado?

Neste nosso país de longa tradição de vinhos, a saturação de marcas é uma realidade que os profissionais ligados ao sector terão de contornar para fidelizarem os seus clientes, que estão cada vez mais exigentes e com o gosto mais apurado.

Esta não é, necessariamente, uma má notícia, num presente em que o universo vitivinícola estende o seu horizonte à personalização dos rótulos das garrafas de vinho. Esta é a sua oportunidade de estar ao lado dos seus clientes nos momentos mais importantes e ajudar a torná-los ainda mais inesquecíveis.

Conheça as cinco dicas de personalização de rótulos de vinho que farão com que o nome da sua empresa amadureça na “barrica” das memórias felizes dos seus clientes.

1 – Defina o seu cliente... E conheça-o bem!

Personalizar é sinónimo de fazer algo à medida de quem se está a representar.

Para fazer rótulos personalizados direccionados aos seus clientes, é importante saber quem são, conhecer os seus gostos, o que os move e, sobretudo, em que contexto irão utilizar os seus vinhos com rótulos personalizados.

Um cliente particular, por exemplo, irá utilizar garrafas com rótulos personalizados em momentos especiais da sua vida, como casamentos e aniversários, ou mesmo em momentos de ruptura, como fins de relação e despedimentos.

Se o seu cliente for uma empresa, poderá marcar presença em diversos momentos como aniversários de empresa, conferências, conquistas de prémios, festas de natal, entre muitos outros. Se os seus clientes antes forem restaurantes e/ou retalhistas, aqui já entra no campo dos rótulos privados, personalizados com a imagem dos próprios negócios, que pretendem fidelizar clientes através de um serviço de customização da marca.

Seja qual for o seu cliente tipo, conheça bem o contexto onde as suas garrafas com rótulos personalizados marcarão presença.

2 – Ofereça serviços de personalização de rótulos para momentos específicos

Ao conhecer o seu cliente, conhece também os contextos em que se move e o que
ele procura. Ao apresentar um leque variado de situações onde rótulos
personalizados poderão fazer sucesso, com propostas originais para cada um,
está a posicionar-se como uma autoridade no assunto e gera confiança no cliente.

ALguns exemplos como os seguintes podem ser vistos em www.etsy.com.

rotulo-personalizado.jpg
3 – Destaque o valor único do seu negócio em cada personalização

Apesar de estar a adaptar o rótulo à medida do seu cliente e do contexto em que as suas garrafas serão empregues, poderá sempre passar a personalidade do seu negócio através da qualidade e originalidade com que apresenta o seu serviço personalizado de rótulos de vinho.

Rótulos Criativos.gif

4 – Invista no Design

No que respeita a rótulos personalizados, a imagem vale ouro. É importante ter em atenção um conjunto de factores como as cores e o que elas representam (mais escuras evocam maior sobriedade, mais claras, uma maior leveza), o formato do rótulo (rectângulo, quadrado, oval, especial, irregular), a fonte do texto, os acabamentos (motivos dourados, simples ou mais desenhados...). O segredo está no detalhe.

rótulos 2.gif

5 – Conheça a concorrência

Para se afirmar como uma autoridade nos rótulos ou etiquetas personalizados, não basta só conhecer os seus clientes, mas também quem são os seus concorrentes. No terreno da personalização dos rótulos de vinhos, o mercado vai além dos produtores e distribuidores.

Actualmente, existem inúmeras plataformas online como a Canva que permitem que os utilizadores criem o seu próprio rótulo através de templates pré-concebidos. Conhecer as tendências de quem oferece e de quem procura, permite-lhe perceber o que funciona e o que não funciona nesta nova era dos rótulos de vinho personalizados.

Se quer contribuir com um sabor especial nos momentos mais importantes dos seus clientes, invista na personalização dos seus rótulos de vinho. Faça já o seu orçamento grátis.

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Etiquetas Cores

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes