5 Tipos de Etiquetas Adesivas Que Deve Conhecer

Publicado por: José Sampaio

Post Date 3/jun/2011 16:50:00

tipos de etiquetas

Muitas vezes pensamos que existe apenas um tipo de etiquetas autocolantes, no entanto, a verdade é que existem diversos tipos, cada uma com as suas próprias características e destinados a diferentes produtos, utilizações e aplicações.

Por exemplo, as etiquetas ideais para o uso farmacêutico podem não ser as mais indicadas para rótulos de vinho ou para serem aplicadas em roupas ou supermercados. É importante escolher a etiqueta correta para evitar problemas futuros.

Neste artigo, vamos apresentar alguns tipos de etiquetas para que possa fazer a escolha certa.

1. ETIQUETAS EM PAPEL

Estas são as etiquetas tradicionais.

São bastante utilizadas para rótulos com informações sobre os produtos, na impressão de códigos de barras, para preços e promoções, ou até para imprimir rótulos com mensagens personalizadas (caso queira ligar-se com aos seus clientes a um nível mais pessoal).

Este tipo de etiquetas têm várias vantagens:

1 - Várias cores, tamanhos e formas: Mesmo que o seu produto tenha a forma mais estranha do mundo, esse não será um problema. Estas etiquetas podem ser impressas de forma a adaptar-se perfeitamente ao formato do seu produto.

Pode também escolher a cor que quiser, garantindo que reflecte a identidade da marca.

2 - Várias funcionalidades

Por serem tão versáteis e funcionais, estas etiquetas são a escolha da maioria dos negócios. Por exemplo, são as etiquetas que encontramos nos rótulos de garrafas de vinho ou de cerveja. Independentemente do segmento de mercado, é quase garantido que vai encontrar uso para etiquetas de papel.

3 - Durabilidade

As etiquetas de papel auto-adesivas têm uma durabilidade extrema. Elas suportam por exemplo, tanto baixas como altas temperaturas.

No entanto, elas podem vir em diferentes tipos de papel (mate, brilho ou térmico), e é importante saber qual deles é mais indicado para o seu produto.

Por isso, sugerimos que leia este artigo: Usar Etiquetas Em Papel Térmico, Mate ou Meio Brilho?.


Precisa de Ajuda Para Encontrar o Rótulo Certo Para o Seu Produto ?


Contacte-nos e Vamos Falar Sobre o Seu Caso

Quero ser Contactado!

OU, Ligue já 252 932 753 / 4 / 5

 

2. ETIQUETAS TAG

collection of blank price labels on white background. each one is shot separately

As etiquetas TAG são normalmente as que ficam penduradas nos produtos, com informações como nomes de produtos e preços, medidas, utilizações ou qualquer outra informação que possa ser relevante.

A indústria têxtil utiliza bastante estas etiquetas nas roupas, mas também na confecção e na indústria de mobiliário, em estantes ou restantes peças de mobiliário.

Leia aqui como imprimir etiquetas TAG ou em Cartolina


3. ETIQUETAS PLÁSTICAS

Etiquetas Autocolantes e Adesivas

Este é um termo que agrupa 4 tipos de etiquetas diferentes:

  • Polipropileno (PP)
  • Polietileno (PE)
  • Poliéster (PET)
  • Vinil (PVC)

As etiquetas feitas com estes materiais plásticos, são utilizadas em aplicações onde o papel não é suficiente para satisfazer as necessidades exigidas.

Se quiser saber mais sobre as características, aplicações e particularidades de cada uma delas, leia o nosso artigo sobre etiquetas plásticas, onde vai encontrar informação mais detalhada.

4. ETIQUETAS DUPLO USO

As etiquetas de duplo uso, são etiquetas especiais, que tem duas camadas de adesivo, com duplo liner.

Estas etiquetas podem ser utilizadas duas vezes. São aplicadas a uma superfície, e depois a camada superior pode destacar-se e voltar a ser aplicada noutra superfície.

São especialmente úteis em processos com várias etapas de verificação, e são normalmente utilizadas em livrarias, confecção ou retalho em geral.

5. ETIQUETAS TÉRMICAS

As etiquetas térmicas são feitas em material sensível ao calor, que escurece no local onde o calor é aplicado, criando assim a imagem.

Este tipo de etiquetas dispensa a utilização de ribbon ou fita de transferência térmica para a impressão.

Elas são impressas directamente no papel e são utilizadas principalmente em supermercados (nas secções da charcutaria, padaria, horto-frutícola etc…)

São boas para serem utilizadas “na hora”, ou seja, impressas on demand, consoante as necessidades. 

No entanto, têm algumas limitações: 

Riscam-se facilmente, ficam amareladas em pouco tempo, e perdem o contraste da cor se expostas à luz, ou ao calor extremo, tornando-se bastante difíceis de ler.

As etiquetas térmicas são mais indicadas para uso a curto-prazo, como rótulos/etiquetas para envio, onde a durabilidade não seja fundamental.

O que há a reter sobre os vários tipos de etiquetas?

Só o processo de escolha da etiqueta ideal para o seu produto pode ser confuso.

Existem vários pormenores que vão decidir se a aplicação é ou não a mais adequada para aquilo que precisa, e por vezes por ser preciso testar os vários tipos de etiquetas até encontrar aquela que é melhor para si.

Contudo, nós temos muitas anos de experiência nesta área, e imprimimos mais de 5 mil milhões de etiquetas por ano.

Já vimos, testámos e aconselhámos de tudo.

No final do dia, se quiser eliminar as indecisões e saber exactamente qual é o tipo de etiqueta mais adequado para as identificação de produtos, os preços ou rótulos dos seus produtos, o tipo de material etc…. não hesite.

Faça já o seu orçamento. Se precisar? teremos todo o gosto em ajudar.

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Impressoras Etiquetas

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes