3 Coisas Que Deve Saber Para Imprimir Etiquetas Texteis

Publicado por: José Sampaio

Post Date 13/out/2015 11:42:24

Etiquetas de composição textil

Atualmente, as etiquetas com instruções de lavagem e composição dos artigos de vestuário, desporto e outros artigos têxteis, são impressas em impressoras de transferência térmica com características especiais para obter a melhor qualidade de impressão e a mais longa durabilidade da informação impressa.

Pack Textil Codimarc

As exigências do setor têxtil levam a que cada vez mais informação deva constar nessas etiquetas têxteis não tecidas. Além das instruções de lavagem e composição dos artigos, é frequente a necessidade de imprimir informação variável como um código de barras, código de fabricante, código de pedido, etc, etc.

A seguir, falamos de 3 fatores que permitem obter as melhores etiquetas e ao mesmo tempo satisfazer aquela necessidade de imprimir etiquetas texteis com toda a informação variável. Vejamos quais são:

etiquetas de poliamida

1. Qualidade de Impressão

Com tanta informação a ser impressa, é necessário reduzir o tamanho do texto, dos símbolos de lavagem ou dos códigos de barras.

Para garantir uma excelente qualidade de impressão e definição dos textos, é importante utilizar rolos de poliamida ou cetim com um bom acabamento, e ainda um ribbon ou fita de transferência térmica adequado para etiquetas têxteis. Quanto á impressora das etiquetas de poliamida, deverá ter resolução de 300pdi para garantir boa definição dos caracteres ou símbolos de tamanho reduzido.

2. etiquetas Resistentes à lavagem

etiqueta resistente à lavagemMuitos de nós, cortamos estas etiquetas assim que compramos a peça de vestuário e nestes casos não é importante que a impressão tenha particular resistência aos ciclos de lavagem. Mas a maioria das etiquetas acompanha o peça durante toda a sua vida e é por isso importante que não tenhamos a determinada altura, apenas um pouco de tecido branco cozido numa peça de vestuário. O que faz sentido é que a informação impressa continue legível, para sempre.

E para que assim aconteça, a escolha da poliamida, do cetim e do ribbon deve garantir que acontece. Peça ao seu fornecedor um ribbon de resina têxtil de qualidade superior e faça testes de lavagem nas condições a que fica sujeito o artigo que fornece. A escolha da poliamida, cetim ou pliester é mesmo fundamental.

Existem vários tipos destes materiais que se adequam a diferentes tipos de lavagem ou acabamento.

Como exemplo, temos os fabricantes de jeans e denim, em que as peças são submetidas a processos de acabamento bastante agressivos. É o caso de lavagens tipo "stone wash" e processos de tingimento.

Para estes, existe um poliester especificamente desenvolvido para etiquetas que estejam sujeitas a estas condições.

3. Etiquetas a Cores e Frente e Verso

Etiquetas texteis a cores frente e versoUma das formas de otimizar o tamanho da etiqueta, passa por utilizar as 2 faces da etiqueta para imprimir a informação pretendida.

Para imprimir etiquetas de composição na frente e no verso da etiqueta em simultâneo, é necessária uma impressora especial com duas ou três cabeças de impressão para imprimir simultaneamente uma ou duas cores na frente, mais uma no verso. É o caso da Avery Snap 500, com as duas configurações disponíveis. Equipada com um cortador/empilhador industrial, possibilita a impressão e corte de mais de 10.000 etiquetas com 5cm de altura, por hora! 

As duas ou as três cores podem ser iguais (preto, por exemplo) ou diferentes (preto, vermelho, azul, verde), dependendo da disponibilidade de cores do ribbon ou fita de transferência térmica. Outra coisa a ter em consideração é a qualidade da poliamida que deve ter acabamento adequado á impressão nas duas faces.

Estes são os 3 factores que consideramos mais importantes para imprimir etiquetas têxteis. E você que lhe parece? Mais algum factor que considere dever figurar nesta lista? Deixe-nos o comentário abaixo.

Entretanto não deixe de fazer os seus orçamentos de etiquetas online:

Pack Textil Codimarc

 

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Especiais | VOID | Segurança

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes