5 Motivos Para a Indústria Farmacêutica Definir Processos de Etiquetagem

Publicado por: José Sampaio

Post Date 21/set/2018 14:00:00

Antibiotics. Medical Report with Composition of Medicaments - LIght Green Pills, Injections and Syringe. Blurred Background with Selective Focus.

Que o cenário atual de fabrico de medicamentos é altamente competitivo, nós sabemos. Por isso, as empresas farmacêuticas são forçadas a descobrir novas formas de melhorar a sua eficiência e reduzir os custos operacionais.

A seguir listamos cinco motivos pelos quais as empresas estão a optimizar os seus processos de rotulagem para sobreviver ao clima competitivo da Indústria.

CUMPRIR os requisitos DOS regulaDOREs

Não precisamos de dizer que a indústria farmacêutica é uma das que mais regulamentação exigem. Também não precisamos de o informar sobre as consequências do não cumprimento dos requisitos regulamentares, em Portugal, ou noutros países.

Os organismos reguladores nacionais e internacionais estão a ser cada vez mais exigentes com os fabricantes de medicamentos, pressionando-os para mais transparência e clareza na rotulagem dos produtos farmacêuticos. A forma mais eficiente de responder a esses requisitos é através de um processo estandardizado de gestão de rótulos que permita atualizar internamente as informações e garantir que toda a produção de rótulos funcione a partir de uma base de dados atualizada.

ControlAR A cadeia de ABASTECIMENTO

A rotulagem dos medicamentos e produtos farmacêuticos está-se a tornar num assunto cada vez mais sensível. Com tantas empresas envolvidas no fornecimento de diferentes níveis de embalagem e rotulagem, é mais importante do que nunca que tenha um processo definido para a sua produção, essa é a única forma de evitar que entrem no processo de produção informações de rotulagem imprecisas.

AumentAR a produtividade

Os preços dos produtos farmacêuticos estão sob pressão. Consumidores, órgãos reguladores e agências de saúde estão a exigir medicamentos cada vez mais baratos e acessíveis. Operar num mercado com foco no preço significa que as empresas farmacêuticas precisam de encontrar maneiras mais eficientes de fazer negócio.

Por isso, estandardizar a produção de rótulos pode representar ganhos de produtividade elevados para a sua empresa. Assim, conseguirá reduzir o tempo gasto na entrada manual de dados, permitindo que o processo de impressão de etiquetas seja mais eficiente e os recursos sejam mais bem aproveitados.

AproveitAR as novas oportunidades de mercado

A expansão para novos mercados, seja por fusões, aquisições ou abertura de novas instalações, é uma boa forma de aumentar a produção e competir num mercado global, mas também apresenta desafios para os seus processos internos. Novos mercados significam novos requisitos regulamentares e de legislação de rotulagem que devem obrigatoriamente ser cumpridos.

As empresas trazem geralmente diversos tipos de impressoras de códigos de barras, impressoras de rótulos, gráficas produtoras de rótulos em rolo, sistemas de IT e métodos de impressão, introduzindo vários processos de rotulagem na empresa. Estandardizar o processo de etiquetagem acaba por facilitar a implementação de um método de produção de rótulos standard para as subsidiárias recém-estabelecidas ou adquiridas, podendo unir os vários sistemas de impressão para permitir um processo de produção de etiquetas consistente, reproduzível e escalável.

MelhorAR o controle de qualidade

Num ambiente onde os produtos rotulados de forma errada podem resultar em devoluções, ações legais e danos permanentes à marca e à empresa, as medidas de controle de qualidade são uma necessidade absoluta. No entanto, isso pode ser um desafio ao lidar com processos manuais de entrada de dados ou com bases de dados de rótulos desconectadas.

A produção de etiquetas em vários locais dificulta ainda mais o processo, permitindo assim que os erros ocorram em vários pontos da cadeia de abastecimento. A gestão e acompanhamento estandardizado de rótulos permite que os processos de controle de qualidade sejam automatizados, a fornecer assim uma única fonte de informação que pode ser usada para a verificação das informações. O acompanhamento também facilita o processo de alteração e atualização de rótulos e etiquetas nos locais de produção com rapidez e eficiência.

Nós ajudamos centenas de empresas em todos os setores a aumentar a sua produtividade, melhorar a qualidade e tornar-se mais competitivas ao introduzir uma gestão de rótulos estandardizado.

Veja o que podemos fazer pelo seu negócio, ou entre em contacto com um especialista que o apoie no sucesso da rotulagem e identificação de produtos!

 

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Rótulos, Especiais | VOID | Segurança

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes