7 Dicas para Escolher Fornecedor Impressão de Rótulos

Publicado por: José Sampaio

Post Date 10/dez/2019 12:00:00

Woman with a barcode in her forehead selling knowledge - isolated over white-1

Escolher um fornecedor de rótulos não é brincadeira.

O seu fornecedor de rótulos é um parceiro que vai ter um impacto tremendo na garantia de qualidade do seu produto final. Afinal é o rótulo que determina a atração do seu produto nas prateleiras, reforça a sua marca e a representa perante os seus consumidores.

Não deve fazer esta escolha de ânimo leve, nem deve confiar esse tipo de responsabilidade a qualquer pessoa ou empresa. Assim como em qualquer outra parceria de negócios, faça primeiro a sua pesquisa para encontrar a empresa de rótulos certa com para si.

Neste artigo, mostramos-lhe 7 perguntas que pode colocar para apurar se a empresa com quem está a negociar, é ou não a certa para si.

1 - Que opções tem à escolha para os rótulos?

Quando escolhe um fornecedor de rótulos, uma das primeiras coisas a saber é se eles têm a capacidade exigida para trabalhar com o seu produto.

Que tipos de impressão oferecem?

Oferecem impressão flexográfica? Oferecem impressão digital? Ambas?

Pense bem no tipo de rótulo que quer, nos efeitos que deseja como o relevo, o tipo de estampagem ou a utilização de foil dourado ou prateado. Certifique-se que o seu fornecedor os oferece.

A selecção de tintas, foils, stock de etiquetas, adesivos, vernizes e laminações deve ser suficientemente alargada para lhe dar opções de escolha que possam recriar o rótulo perfeito para si. Além disso,  também deve ser capaz de lidar com encomendas de rótulos de grandes volumes.

2 - Qual o Tempo de Resposta?

A sua empresa tem um ritmo e uma agenda própria. Quando chega o dia, tudo tem de estar pronto para sair, sem atrasos. E produtos sem rótulos não são produtos prontos.

Então pense bem:

Com que urgência precisa dos seus rótulos? Garanta que recebe uma estimativa precisa do tempo de resposta do seu fornecedor, e tenha em conta que, normalmente esse tempo de resposta só começa a contar depois de ter feito a encomenda.

Se precisar de dispensar algum tempo para trocar ideias, a acertar pormenores, ou a finalizar o design antes de colocar a encomenda, certifique-se que contacta o fornecedor com tempo suficiente para o fazer.

O tempo de resposta deve ser razoável para ambas as partes, e aborde também assuntos como o tempo extra que pode ser necessário para testes e expedição.

fabrica-imprimir-rotulos

3 - Estão Dentro do Seu Orçamento?

Peça um orçamento ao fornecedor e garanta que lhe fornece toda a informação possível sobre o rótulo para o seu produto.

Os preços vão variar de acordo com vários factores como a quantidade, o material utilizado, o tipo de impressão e "embelezamentos" necessários etc...

Vejamos um exemplo só com a variação de quantidade:

orcamentos-rotulos-v2-quantidade

Tenha também em conta que, encomendar em maiores quantidades vai seguramente garantir-lhe um melhor preço, especialmente se fizer encomendas a empresas equipadas para imprimir rótulos em larga escala.

Veja na imagem abaixo um exemplo de um simulador de orçamento. Ele vai-lhe enviar por email o orçamento com os detalhes que escolher como na imagem anterior.

orcamentos-rotulos-v2

4 - Qual é a Experiência do Fornecedor?

Uma das coisas que não pode ser ignorada é a experiência do seu fornecedor.

Pergunte-lhe há quantos anos estão no negócio, e algumas empresas com quem já trabalharam.

É uma boa ideia escolher não só um fornecedor que tenha experiência na área, que demonstre que pode trabalhar consigo, mas acima de tudo que também garanta que é uma empresa financeiramente estável, capaz de ter um stock regular e que não vai abrir falência ou ter dificuldade de acesso às matérias primas de um dia para o outro.

5 - Demonstram Inovação e Têm Ideias?

Como parceiro de negócios, o seu fornecedor de rótulos deve mostrar compromisso com a inovação e com novas ideias. Deve demonstrar que, reinvestem no seu próprio negócio, em novas tecnologias, técnicas e equipamentos.

Devem também demonstrar que estão dispostos a trabalhar consigo para encontrar soluções criativas para os seus produtos, ou indicar-lhe as melhores opções para aquilo que pretende.

6 - Que Perguntas Têm Para Lhe Fazer?

Como um novo projecto, o seu fornecedor de rótulos quererá recolher alguma informação básica sobre os seus produtos, como por exemplo, o tipo de aplicação dos rótulos - será feita à mão ou com máquina?

Em que material vão ser aplicados? Vidro ou plástico? Em que condições? Quente ou fria?

Como em qualquer entrevista as perguntas deverão fluir de um lado para o outro, contudo, insista em perguntar se há mais alguma informação que o fornecedor precise de saber, para que nada fique esquecido.

7 - A Comunicação Entre a Sua Empresa e  o Fornecedor é Compatível?

A probabilidade é que seja uma pessoa bastante ocupada com imenso trabalho pela frente.

Com sorte, o seu fornecedor de rótulos também o é. Por isso, qual é o método de contacto preferível para comunicar com o seu fornecedor? Prefere o telefone, o email, ou outra forma de contacto?

Seja ela qual for, certifique-se que é compatível com os processos do seu fornecedor e que eles estarão disponíveis para si. Este é um passo importante para ver se faz o clique com o seu possível fornecedor, e através das opções de contacto que eles lhe dão, demonstram se estão ou não comprometidos em prestar-lhe um bom serviço e atendimento.

Concluindo

Um bom fornecedor de rótulos, vai mostrar-se disponível para conhecer o seu negócio, orientá-lo e trocar ideias. Vão falar consigo, e não para si. Vão trabalhar mais como consultores, fornecendo-lhe os recursos e a ajuda necessária para que tome uma decisão consciente e informada sobre os rótulos para os seus produtos.

Como em qualquer outra relação, a compatibilidade de personalidade e carácter terá um papel fundamental. No fim, o que ambas as partes querem é uma parceria profissional que traga lucro, complementaridade, seja de confiança e de longo prazo.

Se quiser perceber se a Codimarc tem a compatibilidade para si, peça aqui um contacto para vermos se fazemos o clique.! Ou pode fazer o seu próprio orçamento AQUI.

Bons negócios

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Rótulos Produtos Quimicos, Rótulos, Rótulos Alimentares

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes