Como A Alteração das Porções e do Tamanho das Embalagens Afecta os Rótulos Nutricionais?

Publicado por: José Sampaio

Post Date 4/jul/2018 9:30:00

rotulo-nutricional

Desde que a FDA anunciou as mudanças no design do rótulo nutricional em Maio de 2016, um dos temas que incendiou debates foi a alteração do tamanho da porção e do pacote.

Estas duas mudanças estruturais vieram influenciar, de forma bem visível, a informação e o design do rótulo nutricional, sobretudo em embalagens maiores, em que uma porção pode ser consumida  de uma só vez ou em várias vezes.

MUDANÇA NO TAMANHO DA PORÇÃO

Quando a FDA introduziu o rótulo de informações nutricionais em 1993, os hábitos alimentares das pessoas eram muito diferentes dos actuais. Um dos principais motivos por detrás das alterações estruturais do rótulo nutricional passa por oferecer informações mais precisas do que os rótulos antigos.

Por exemplo, uma dose de gelado era equivalente a meia chávena de chá. Nos novos rótulos, essa mesma dose é representada como sendo dois terços da chávena de chá. Estas recentes alterações
não incentivam as pessoas a comerem mais, mas sim a avaliarem, de forma clara e informada, o que é uma dose de comida ou bebida, assim como a quantidade de calorias e nutrientes que consomem.

MUDANÇAS NO TAMANHO DO PACOTE

Tendo em conta que o tamanho da embalagem influencia a quantidade que os consumidores comem e bebem, as mudanças da FDA também afectaram a dimensão das embalagens.

Todos os pacotes que balançavam entre uma e duas porções agora estão a ser rotulados apenas como uma porção. Isso ocorre porque eles são normalmente consumidos numa só vez. Por exemplo, uma embalagem de 15 doses de sopa é equivalente a um pacote de uma porção.

COLUNA DUPLA

A maior mudança no rótulo nutricional é a introdução do design de coluna dupla para alimentos e bebidas que são maiores do que uma única porção, mas que podem ser consumidos numa ou várias vezes. A ideia subjacente à coluna dupla é informar os consumidores sobre a quantidade de calorias e nutrientes que ingerem quando consomem uma porção ou o pacote inteiro.

A primeira coluna contém informações numa base por porção, enquanto a segunda coluna apresenta informações por pacote / unidade. Dois exemplos de alimentos e bebidas que contêm um rótulo de duas colunas são os gelados de um litro e uma garrafa de refrigerante.

Apesar de todas estas mudanças nos rótulos nutricionais parecerem quase radicais, é possível corresponder ao que é exigido com profissionalismo e criatividade. Conheça as soluções de rotulagem nutricional que a Codimarc tem para si.

Informações Rótulos

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Rótulos Alimentares

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes