
Criar uma tabela com informações nutricionais pela primeira vez, pode ser intimidador.
E embora o processo não seja difícil, é perfeitamente natural que fique com medo de cometer erros, e acabar a criar uma tabela nutricional incorrecta, com alguma imprecisão nos valores nutricionais do seu produto.
No entanto, se tiver a informação e as ferramentas corretas para análise nutricional, fica mais fácil evitar esses erros. A sua tabela fica com valores mais precisos e terá uma confiança maior sobre aquilo que está a fazer.
Mas para lhe facilitar a vida, escrevi este artigo com os 3 erros mais comuns, cometidos durante o desenvolvimento e recolha de informações nutricionais, para que possa identificá-los e evitá-los.
Vamos começar?
Erro #1 - UsAR SOFTWARE'S Online e Gratuitos
Na internet existem muitas marcas de software de análise nutricional, e nem todas são iguais. Na verdade, a maioria desses softwares nem é adequado à tarefa que nos propomos.
Eles são principalmente para uso pessoal, e destinados àquelas pessoas que contam calorias por motivos de saúde, e não para fabricantes de alimentos que pretendem criar tabelas nutricionais compatíveis com as regras do FDA para os seus produtos.
Contudo, seja por limitações orçamentais, ou simplesmente para poupar dinheiro, muitos fabricantes e empresas utilizam esses softwares online e gratuitos.
E é aí que os problemas começam.
Primeiro porque o software provavelmente não é compatível com a versão mais recente do FDA para tabelas nutricionais. Desse modo, não há qualquer garantia de que o seu rótulo será formatado correctamente, ou até de conter as informações precisas.
Em segundo lugar, um software gratuito, normalmente não oferece contas protegidas por senha. Isso significa que a receita para a sua receita de produto pode não estar segura, e ser roubada por piratas informáticos (ou não).
Finalmente, visto que esses softwares não são mantidos por nenhum tipo de padrão, os resultados produzidos podem não ser precisos - o que nos leva ao próximo erro.
Erro #2 - Ingredientes Errados na Tabela
Este é um erro que anda normalmente de mãos dadas com anterior.
Porquê?
Porque normalmente os softwares online gratuitos não possuem grandes e diversificados bancos de dados de ingredientes.
Então, se tentar inserir a sua receita e não conseguir encontrar o ingrediente certo no banco de dados (por exemplo: manteiga de semente de girassol), pode inserir um ingrediente alternativo, minimamente semelhante ao usado na receita.
Neste caso, poderia ser algo como “sementes de girassol torradas”:
E assim, antes que se aperceba, têm a sua receita deturpada na maioria dos ingredientes, e os resultados da análise imprecisos.
E o mais lamentável é que provavelmente nem estará ciente do quão distorcidos são os seus resultados. Acabará por apresentar informações nutricionais enganosas aos seus clientes.
Para evitar tanto este erro como o primeiro, e obter os resultados de nutrição mais precisos possíveis, procure uma versão paga de um software de análise nutricional, que tenha um bando de ingredientes extenso, e compilado pelo USDA.
Qualquer um com mais de 18.000 ingredientes é óptimo.
Caso a sua receita contenha ingredientes que não constem no banco de dados, alguns softwares oferecem ainda análises proprietárias de ingredientes, que permitem incluir no banco de dados o ingrediente ausente, e as informações nutricionais que o acompanham.
Dessa forma, nunca lhe irá faltar um ingrediente na tabela.
Erro #3 - Não Usar as Regras de Arredondamento do FDA
O erro final que causa grandes problemas é não usar corretamente as regras de arredondamento do FDA na sua tabela nutricional.
As regras e recomendações são uma daquelas coisas que são fáceis de ignorar, especialmente se não estiver a usar um software que organize todos os dados dos seus produtos por si, e que apresente dados e valores quebrados.
Então, se estiver a usar um software gratuito e seus resultados parecerem pouco precisos e com grandes quebras de número, sugiro procurar um bom software pago que tenha as regras do FDA já programadas e incorporadas ao sistema. Arredondar os seus resultados nutricionais é confuso e abre espaço para erros, por isso não é algo que você queira fazer por conta própria. Um software de análise nutricional de qualidade oferece aos usuários a opção de ter os seus valores arredondados automaticamente e de acordo com as regras da FDA.
Para concluir resta-me dizer que é relativamente simples evitar estes erros comuns, durante a criação da sua tabela de informações nutricionais.
A melhor maneira é usando um software de análise nutricional, compatível com o FDA, criado especificamente para suprir essas necessidades.
Embora seja interessante criar a tabela de forma rápida e gratuita com uma aplicação online, siga meus conselhos quando digo que é um melhor investimento para o seu negócio usar um software pago para criar um rótulo perfeito, ao invés de pagar multas.
Quando se trata da sua tabela de informações nutricionais, ter a tranquilidade de saber que que ela é compatível com as regras e precisa para os clientes, é inestimável.
E se depois de seguir todos esses passos e garantir que a sua tabela está precisa e livre de erros, porque não fazer um orçamento de impressão conosco?
Autor: José Sampaio

Diretor Operações e cofundador da Codimarc. Há 28 anos a aprender, inovar e partilhar conhecimentos sobre identificação de produtos na indústria. O que me move é a criação de relações duradouras com clientes e parceiros, e a gestão de uma equipa que se dedica diariamente a facilitar os processos dos nossos clientes. Com uma visão prática e um foco constante em melhorias, mantenho sempre a porta aberta a novas ideias e colaborações. E, claro, com um sorriso pronto para qualquer desafio – porque acredito que o trabalho em equipa é tão importante como a precisão de cada etiqueta que produzimos.