Como Imprimir Etiquetas para Logística em Formato ZPL e EPL da Zebra

Publicado por: José Sampaio

Post Date 27/fev/2014 13:00:00

Zebra ZPLO fabricante de impressoras térmicas de código de barras Zebra criou a linguagem de programação ZPL (Zebra Programming Language) e a EPL (Eltron Programming Language) que se tornaram um standard da indústria da etiqueta logística.

Até bem recentemente, grande parte dos operadores de logística e transportes, quando queriam imprimir as etiquetas que acompanhavam os envios de mercadorias, tinham os sistemas desenvolvidos com base nestas linguagens de programação.

Significava isto que, sempre que era necessário trocar ou instalar novas impressoras ou etiquetadoras, a escolha estava limitada à marca de impressoras Zebra.

Posso utilizar outras impressoras térmicas além de Zebra?

Naturalmente, alguns dos principais fabricantes destes equipamentos, desenvolveram formas de acabar com essa limitação na impressão das etiquetas logistica.

Isso é feito recorrendo ao desenvolvimento de firmware, o que faz com que haja actualmente no mercado vários fabricantes como é o caso das impressoras Citizen ou Datamax, com modelos com capacidade de emulação da linguagem de programação Zebra, maioritariamente ZPL.

A minha Impressora utiliza a antiga linguagem EPL. Existe alguma Compatível?

Apesar de mais antiga, também para esta linguagem de programação existem modelos que fazem a emulação, sem ser necessária qualquer tipo de alteração ao nível do software ou programas de impressão das etiquetas de código de barras.

Na prática, tudo o que precisa é de  ligar uma destas novas impressoras, aos cabos que anteriormente ligavam a impressoras Zebra, como a TLP 2844, GK 420, GC 420, entre outros.

EXEMPLO:

Impressora Citizen CL-S321
Citizen CL-S321 Com Emulação EPL2

A verdade é que a "bem grande" fatia de mercado das impressoras Zebra levou a que essa linguagem se tornasse um standard de facto para os players mais sérios. A emulação das linguagens da Zebra, ZPL e EPL é tratada nativamente em cada vez mais “etiquetadoras” dos principais fabricantes de impressoras térmicas.

A produção de etiquetas para logística e transportes tem agora um maior leque de opções válidas. Quer saber quais? Clique no botão abaixo 👇.

New Call-to-action

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Impressoras Etiquetas

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes