Como Imprimir Etiquetas para Logistica em Formato ZPL e EPL Zebra?

Publicado por: José Sampaio

Post Date 27/fev/2014 13:00:00

Zebra ZPLO fabricante de impressoras térmicas de código de barras Zebra criou a linguagem de programação ZPL (Zebra Programming Language) e a EPL (Eltron Programming Language) que se tornaram um standard da indústria da etiqueta logística.

Até bem recentemente, grande parte dos operadores de logística e transportes, quando queriam imprimir as etiquetas que acompanhavam os envios de mercadorias, tinham os sistemas desenvolvidos com base nestas linguagens de programação.

Significava isto que, sempre que era necessário trocar ou instalar novas impressoras ou etiquetadoras, a escolha estava limitada à marca de impressoras Zebra.

Posso utilizar outras impressoras térmicas além de Zebra?

Naturalmente, alguns dos principais fabricantes destes equipamentos, desenvolveram formas de acabar com essa limitação na impressão das etiquetas logística.

Isso é feito recorrendo ao desenvolvimento de firmware, o que faz com que haja factualmente no mercado vários fabricantes como é o caso das impressoras Citizen ou Datamax, com modelos com capacidade de emulação da linguagem de programação Zebra, maioritariamente ZPL.

A minha impressora utiliza linguagem EPL, que é considerada antiga. será que existe alguma opção compatível?

Apesar de mais antiga, também para esta linguagem de programação existem modelos que fazem a emulação, sem ser necessária qualquer tipo de alteração ao nível do software ou programas de impressão das etiquetas de código de barras.

Na prática, tudo o que precisa é de  ligar uma destas novas impressoras, aos cabos que anteriormente ligavam a impressoras Zebra, como a TLP 2844, a GK 420, ou a GC 420 entre outras.

EXEMPLO:

citizen-cl-e321
Citizen CL-E321 Com Emulação EPL2

A verdade é que a "bem grande" fatia de mercado das impressoras Zebra levou a que essa linguagem se tornasse um standard de facto para os players mais sérios. A emulação das linguagens da Zebra, ZPL e EPL é tratada nativamente em cada vez mais “etiquetadoras” dos principais fabricantes de impressoras térmicas.

Mais opções para operadores logísticos

Isso significa que agora, além das impressoras Zebra, os operadores de logística e transportes têm um maior leque de opções válidas para a produção de etiquetas. Algumas das principais marcas, como Citizen e Datamax, desenvolveram modelos com capacidade de emulação da linguagem de programação Zebra, o que permite uma transição mais fácil para essas novas impressoras.

Dessa forma, os operadores já não estão limitados apenas à marca Zebra e podem escolher entre diferentes fabricantes, e modelos como a Citizen CL-E321, e a Citizen CL-E720 que oferecem emulação EPL2, dominam a impressão logística. Com essa flexibilidade, é possível utilizar as mesmas etiquetas e programas de impressão de código de barras, sem a necessidade de fazer alterações ao software existente.Comparacao_CLE720

Essa ampla compatibilidade das linguagens ZPL e EPL é uma ótima notícia para a indústria da logística e transporte. Agora, os operadores têm mais liberdade para escolher a impressora térmica que melhor responde às suas necessidades, tendo em consideração fatores como desempenho, custo e funcionalidades específicas.

Se está curioso para saber quais as opções disponíveis no mercado além da Zebra, clique no botão abaixo e fale com um Personal Trainer de Rotulagem sobre as melhores opções para a produção de etiquetas logísticas e de transporte.

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Impressoras Etiquetas

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes