Descubra os Benefícios do "Sem Glúten" para a Saúde do Seu Negócio

Publicado por: José Sampaio

Post Date 5/abr/2018 11:00:23

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Uma das características mais empolgantes da indústria alimentar é ser constantemente desafiada pelos desejos e hábitos dos consumidores. E como estes mudam com o avançar dos tempos, contagiando o universo da rotulagem alimentar.

A prova disso é o sector de produtos sem glúten, que tem vindo a conquistar um espaço cada vez maior nas prateleiras dos supermercados e uma presença diária à mesa dos portugueses.

Mas o fenómeno também é global. Em 2017, o mercado dos produtos livres de glúten foi avaliado em 4,63 biliões de dólares. As previsões dizem-nos que em 2020 as receitas anuais irão bater a módica quantia de 7,59 biliões. Mas a que se devem estes números em crescendo?

É que o famoso símbolo dos grãos cruzados, presente nos rótulos dos produtos alimentares livres de glúten, já não é apenas procurado por pessoas celíacas ou com intolerância alimentar, mas também por consumidores que cuidam do seu bem-estar e... do seu peso.

Imaginamos que, neste momento, já deve ter algumas pistas sobre o impacto dos produtos “sem glúten” no comportamento de compra dos consumidores. Conheça então os bons motivos por que deve rotular os seus produtos com o logótipo dos grãos cruzados.

 

Os produtos sem glúten são trendy e vieram para ficar

 inspira-santa-marta-hotel-imageLinksem-gluten7“O que antes fazia parte de um nicho de mercado, nomeadamente das pessoas com intolerância a certos tipos de alimentos, é agora uma tendência. A procura por produtos free from é uma escolha em busca de um estilo de vida saudável ou perda de peso.”  
                                  J
osé Monteiro, Grupo Montalva

Era uma vez uma população celíaca que não podia comer (nem cheirar!) alimentos com proteína glúten, pelo que no seu prato não entravam cereais como trigo, espelta, cevada, centeio ou aveia. 

Ao saltarmos o desenvolvimento desta história e nos focarmos no seu final, apercebemo-nos de que é um final feliz.

Pois, à medida que se descobrem cada vez mais pessoas diagnosticadas com a doença celíaca (Em Portugal, o número actual é de 15 mil pessoas, com previsão de subida para 100 mil, segundo a Associação Portuguesa de Celíacos (APC)), a oferta de produtos sem glúten também aumenta e oferece possibilidade de escolha no momento em que a população celíaca abastece o seu carrinho de compras.

Mas a procura por alimentos sem o conjunto de proteínas insolúveis na água, a que se chama glúten, ultrapassa os motivos de saúde. Comprar produtos livres de glúten tornou-se um estilo de vida.

Celebridades como Heidi Klum ou Alessandra Ambrósio revelam publicamente que retiraram o glúten dos seus pratos. As receitas sem o dito glúten proliferam pelos blogues. O número de restaurantes que procura essa certificação aumenta a cada dia.

O “sem glúten” veio para ficar e os portugueses estão muito interessados nos seus produtos. Afinal, não é por acaso que 8 em cada 10 portugueses se preocupa mais com a saúde do que os restantes países europeus, diz-nos o estudo Nielsen (2016). Um comportamento que confirma os resultados do estudo Deloitte, sobre a análise das tendências de consumo alimentar,  que nos revela que 60% dos portugueses escolhem os produtos alimentares de acordo com a saúde e o bem-estar.

 

O HORIZONTE PROMISSOR DO “Sem glúten” 

Enquanto as empresas internacionalizam e trazem novos players para o mercado, existe ainda potencial para o desenvolvimento de mais marcas próprias de produtos sem glúten, nomeadamente de marcas com preços mais acessíveis.
                                                                      Manon Dupré, Trends & Innovation Consultant da Mintel 

As tendências no segmento de produtos alimentares podem ser sentidas como uma ameaça para alguns mas, na verdade, são mais uma oportunidade de expandir o negócio a outras áreas e chegar a novos segmentos, conquistando novos clientes. Há no horizonte um futuro promissor e muito espaço para a inovação com o universo livre de glúten.

A nova moda do consumo saudável leva a que fornecedores e retalhistas desenvolvam marcas próprias que vão ao encontro da procura “gulosa” dos consumidores por produtos que não contenham glúten.

Segundo a revista Exame, os produtos com ausência de glúten e de lactose são os mais procurados por consumidores nos hipermercados Continente e Pingo Doce; e no Pingo Doce a procura é crescente sobre produtos com ausência de glúten.

Mesmo com a oferta já existente de marcas com produtos e subprodutos sem a proteína glúten, este continua a ser um segmento do sector alimentar com um grande potencial para crescer ao nível da inovação e diversidade. Os consumidores agradecem e a saúde do seu negócio também.

Informação Útil

Em Portugal, o certificado de produto ou estabelecimento "sem glúten" pode ser atribuído pela Associação Portuguesa de Celíacos (APC) ou pela entidade internacional SGS.

Conheça as normas e os regulamentos dos requisitos necessários à rotulagem de produtos alimentares sem glúten.

Resumindo

Os negócios são cada vez mais orientados pelo comportamento dos consumidores. Quando eles, no linear de uma qualquer superfície comercial escolhem um produto em detrimento de outro, porque o rótulo do produto tem esse "símbolo mágico", isso deve ser um alerta para si. 

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Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

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Tópicos: Rótulos Alimentares, Etiquetas Cores, Etiquetas Personalizadas

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