8 Pontos Para Saber Como Ler Correctamente os Rótulos Alimentares

Publicado por: Hugo Oliveira

Post Date 24/fev/2016 11:00:00

No mercado actual há um número infinito de produtos alimentares que complica a nossa escolha como consumidores. Essa tomada de decisão é bastante influenciada pela imagem que é dada pelos rótulos alimentares.

No entanto, a crescente "moda" da alimentação saudável faz com que estejamos mais atentos ao conteúdo dos rótulos e não apenas ao seu visual. É assim importante sabermos interpretar as várias informações incluídas nesses rótulos, para que a nossa escolha seja a melhor.rotulo-alimentar-01.jpg

Estes são alguns dos pontos que devemos estar mais informados para saber como ler correctamente os rótulos alimentares:

1. Denominação de venda

É o nome do alimento, isto é, leite, ovos, farinha, etc. É importante porque também contém sempre a informação se o alimento sofreu algum tipo de processamento: congelado, pasteurizado, concentrado, entre outros.

2. Lista de ingredientes

É a parte do rótulo a que prestamos mais atenção. Inclui todos os ingredientes do produto, por ordem decrescente de quantidade. Assim, alimentos que apresentem como primeiros ingredientes o açúcar, óleos e gorduras devem ser escolhidos com moderação. O ideal é optarmos por listas com ingredientes que conhecemos, listas mais curtas pois essas normalmente pertencem a alimentos com menos aditivos como corantes e conservantes.

3. Condições de conservação

São as condições em que devemos manter o alimento. É uma informação obrigatória para alimentos que mais facilmente se estragam como os iogurtes ou o leite.

4. Prazo de validade

Este é mais um elemento que nunca devemos esquecer na análise de um rótulo. O prazo de validade indica-nos até quando podemos consumir o alimento. Pode estar descrito de duas formas:

  • Data limite de consumo para alimentos que facilmente se deterioram como o leite e o queijo fresco, aparecendo com a indicação “Consumir até (dia/mês)”;
  • data de durabilidade mínima que surge nos alimentos com a expressão “Consumir de preferência antes de (dia/mês)” para alimentos com uma duração inferior a 3 meses, como por exemplo o pão-de-forma, “Consumir de preferência antes do fim de (mês/ano)” em alimentos como o arroz ou a massa que têm uma duração entre 3 a 18 meses ou só o ano em alimentos com duração superior a 18 meses, como o mel.

5. Alimentos com substâncias alergénicas

Algumas pessoas apresentam alergias a ingredientes existentes nos alimentos. Devemos estar atentos aos rótulos que identificam as substâncias alergénicas, de forma obrigatória. Os alimentos que causam alergias com maior frequência são o leite, a soja, o marisco e os amendoins.

6. Porção do alimento

Geralmente os rótulos alimentares indicam o valor nutricional por 100g e por porção. Essa porção deve corresponder ao que costumamos ingerir, mas isso nem sempre acontece. Devemos assim calcular bem a quantidade que estamos a ingerir para melhor avaliarmos o seu valor nutricional.

7. Produtos com a designação Light, 0% ou Magros

Estas são 3 expressões que vemos muitas vezes associadas a uma alimentação mais saudável. Mas convém ter bem presente o que significa cada uma destas distinções.

  • Um produto Light significa que teve uma redução mínima de 30% na quantidade de um nutriente - normalmente a gordura, sal ou açúcar - em relação ao produto original.
  • Um produto 0% indica a eliminação total de um nutriente. Conseguimos encontrar facilmente alimentos com a indicação 0% Gordura ou 0% Açúcar, por exemplo.
  • Os alimentos magros são os que têm uma redução no teor de gordura.

De realçar que para manter o sabor como o original, as marcas compensam nos outros nutrientes, ou seja, podem baixar o nível de açúcar mas aumentar a gordura, ou vice-versa. Devemos sempre comparar os produtos para vermos a verdadeira diferença.

8. Informação Nutricional

A informação nutricional do rótulo, juntamente com a porção, ajudam-nos a perceber e a escolher os alimentos mais saudáveis. Devemos sempre optar por alimentos com baixo teor de açúcar, cerca de 10g por 100g de produto, o que nem sempre é simples. O consumo de gorduras saturadas também deve ser reduzido, bem como o teor de sal/sódio. Pelo contrário, alimentos ricos em fibra, pelo menos 3g por 100g de produto, são aconselháveis, pois ajudam o funcionamento do intestino e diminuem a fome.

O Rótulo e a Alimentação Saudável

Com estes conhecimentos em mente conseguimos perceber a importância de um bom rótulo alimentar e avaliar o rótulo de outra forma. Ao olharmos não só para o visual do rótulo mas também para o seu conteúdo, acabamos por tomar uma decisão mais informada e potencialmente mais saudável.

Se está a passar por dificuldades na rotulagem de produtos alimentares, peça ajuda a um profissional que o vai ajudar nesse processo.

Informações Rótulos

Autor: Hugo Oliveira

Tópicos: Rótulos Alimentares

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes