Factores a Considerar na Escolha do Parceiro para Imprimir Rótulos

Publicado por: Ricardo Costa

Post Date 7/mai/2015 16:30:00

O Rótulo de qualquer produto, ao representar uma Marca, tem que ser distinto com o objectivo levar as pessoas a comprar. Por isso a questão que se coloca é: Como é que uma marca leva os consumidores a comprar o seu Produto?

imprimir rótulos em pp

Será que o Rótulo do seu produto o vai vender! Será o que vai "tocar" no consumidor no imediato, de forma a ser decisivo na escolha! Daí que o rótulo terá que ser desenvolvido por forma a que o produto consiga captar a atenção do consumidor e assim chegar ao objectivo que mais interessa: Que ele efectue uma compra! É por isso que dever ter atenção na escolha do fornecedor para o desenvolvimento e impressão de Rótulos, pois este terá que o ajudar a destacar o seu produto da restante concorrência. 

Apresento alguns elementos a ter em consideração na escolha do seu fornecedor de rótulos: 

EXPERIÊNCIA

Deve assegurar-se que o fornecedor que escolher tem já uma experiência no Design de Rótulos e Impressão. Uma empresa experiente saberá que conceitos funcionam melhor com o tipo de produto em questão, assim como o tipo de material que deve colocar no Rótulo. No momento de decidir que materiais usar, há vários factores a ter em consideração como:

  • A temperatura a que o produto estará submetida
  • O tipo de superfície em que o rótulo será aplicado
  • O tipo de embalagem no qual será transportado
  • ...
Ou seja, antes de imprimir rótulos há uma série de variáveis que têm de ser consideradas no momento em que o Rótulo está a ser desenvolvido.

Para os produtos das imagens a seguir, devido à exposição a temperaturas baixas a utilização de um adesivo comum pode não funcionar. A utilização de um papel ou PP com um adesivo apropriado para este tipo de produtos é muito importante, e evita problemas graves.

rótulos alimentares

Rótulos de cerveja

 rótulos gelado

 

IMPACTO VISUAL

O Rótulo deve ter um design atraente no sentido de causar um forte impacto visual ao consumidor.
Este não pode ficar indiferente. As cores do rótulo devem ser cuidadosamente conjugadas, o texto e as imagens também no sentido de tornar o produto distinto e proeminente no meio de tantos outros que poderão ser muito semelhantes.

 

OPÇÕES DE IMPRESSÃO

Deverá ter a certeza de que o seu fornecedor lhe disponibiliza diferentes opções de materiais para a impressão do Rótulo do seu produto. Nomeadamente:

  • Suporte de impressão: usar papel ou PP?
  • Opções para o cortante
  • Opção de verniz
  • Tipo de adesivo
  • ...entre outros
São estas algumas das escolhas que podem dar um enorme contributo para tornar o Rótulo único.

Veja a imagem, é praticamente o cortante que faz deste um rótulo único e distinto de tantos outros, a impressão surge quase como um pequeno apontamento.

rótulo vinho

 

É muito importante o fornecedor de Rótulos perceber como vai funcionar a embalagem. No caso das imagens a seguir a opção foi por PP transparente, só assim  foi possível dar o efeito pretendido.

rótulo alimentar

rótulo produtos alimentares

rótulos de cosmética

APOIO AO CLIENTE

A comunicação entre cliente e fornecedor é um elemento fundamental no sucesso do resultado final do trabalho. É muito importante que o seu fornecedor o mantenha sempre atualizado sobre todas as mudanças e alterações que vão sendo feitas durante o processo de desenvolvimento do rótulo tendo sempre em consideração o prazo definido. Além disso, importa garantir também que o fornecedor deve ser "alguém" capaz de perceber e ouvir os objectivos comerciais, os objectivos do negócio, bem como as suas dúvidas e preocupações.

Imprimir rótulos é o final de um processo que começa na escolha do fornecedor de rótulos certo. Se pretender mais informação ou se tem alguma dúvida acerca de Design e Impressão de Rótulos, entre em contacto com a Codimarc. 

 

Informações Rótulos

Autor: Ricardo Costa

Designer Gráfico e Técnico de Pré-Impressão. Trabalha essencialmente na área da impressão Flexográfica para rótulos e etiquetas.

Tópicos: Rótulos

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes