A boa notícia é que se espera-se que em 2020 as vendas no retalho on-line atinjam globalmente os $4,058 triliões de dólares, representando 14,6% de todas os gastos anuais nas vendas a retalho.
A má noticia? são os custos das trocas e devoluções que vão atingir números astronómicos.
Com o impulso dos recentes avanços nas tecnologias informática e de comunicações, o comércio eletrónico cresce a um ritmo acelerado, com estudos a mostrar que mundialmente há já aproximadamente 54% de pessoas a comprar produtos online, semanal ou mensalmente.
O comércio eletrónico, particularmente na Europa Ocidental, é um negócio de dimensões apreciáveis, onde os compradores gastaram online em 2015 mais de €250 mil milhões de Euros .
Anualmente no Reino Unido, 81% das pessoas fazem compras online, seguido pela Dinamarca com 79% e o Luxemburgo com 78%. Esta tendência vai continuar e está previsto que o mercado de retalho online europeu possa valer em 2018 uns “meros” €660 mil milhões.
Smartphones Dão Poder aos Consumidores
Para ter uma visão do comportamento global do consumidor, podemos por exemplo ver o que se passa na China.
Por lá, quase uma em cada cinco pessoas já compram online diariamente, e 65% dos consumidores compra online através do smartphone pelo menos uma vez por mês, comparado com apenas 12% que afirmam nunca o ter feito.
De facto, embora ainda não no mesmo grau, a tendência para a compra de bens através de dispositivos móveis já é visivel no retalho por todo o mundo além da China. O aumento das capacidades dos smartphones e tablets significa que o equipamento móvel se está a transformar numa poderosa ferramenta de compra, e cada vez mais consumidores compram regularmente online através de browsers e apps nesses dispositivos.
É por isso que as trocas e devoluções, ou logística inversa, é importante para quem vende online.
Porque vão representar uma fatia importante dos custos, e onde uma solução de IDentificação de produtos e processos com códigos de barras em etiquetas, pode representar uma poupança significativa.
Quer saber mais? Descarregue o Guia "e-Commerce: Como Reduzir Custos na Logística Inversa".
Photo credit: * Cati Kaoe * via VisualHunt / CC BY-NC-SA
Autor: José Sampaio
Diretor Operações e cofundador da Codimarc. Há 28 anos a aprender, inovar e partilhar conhecimentos sobre identificação de produtos na indústria. O que me move é a criação de relações duradouras com clientes e parceiros, e a gestão de uma equipa que se dedica diariamente a facilitar os processos dos nossos clientes. Com uma visão prática e um foco constante em melhorias, mantenho sempre a porta aberta a novas ideias e colaborações. E, claro, com um sorriso pronto para qualquer desafio – porque acredito que o trabalho em equipa é tão importante como a precisão de cada etiqueta que produzimos.