Logística Inversa: Smartphones Dão Poder aos Consumidores

Publicado por: José Sampaio

Post Date 22/mar/2017 16:55:51

Logistica Invertida.jpg

A boa notícia é que se espera-se que em 2020 as vendas no retalho on-line atinjam globalmente os $4,058 triliões de dólares, representando 14,6% de todas os gastos anuais nas vendas a retalho.

A má noticia? são os custos das trocas e devoluções que vão atingir números astronómicos.

Com o impulso dos recentes avanços nas tecnologias informática e de comunicações, o comércio eletrónico cresce a um ritmo acelerado, com estudos a mostrar que mundialmente há já aproximadamente 54% de pessoas a comprar produtos online, semanal ou mensalmente.

O comércio eletrónico, particularmente na Europa Ocidental, é um negócio de dimensões apreciáveis, onde os compradores gastaram online em 2015 mais de €250 mil milhões de Euros .

Anualmente no Reino Unido, 81% das pessoas fazem compras online, seguido pela Dinamarca com 79% e o Luxemburgo com 78%. Esta tendência vai continuar e está previsto que o mercado de retalho online europeu possa valer em 2018 uns “meros” €660 mil milhões.

Smartphones Dão Poder aos Consumidores

Para ter uma visão do comportamento global do consumidor, podemos por exemplo ver o que se passa na China.

Por lá, quase uma em cada cinco pessoas já compram online diariamente, e 65% dos consumidores compra online através do smartphone pelo menos uma vez por mês, comparado com apenas 12% que afirmam nunca o ter feito.

De facto, embora ainda não no mesmo grau, a tendência para a compra de bens através de dispositivos móveis já é visivel no retalho por todo o mundo além da China. O aumento das capacidades dos smartphones e tablets significa que o equipamento móvel se está a transformar numa poderosa ferramenta de compra, e cada vez mais consumidores compram regularmente online através de browsers e apps nesses dispositivos.

É por isso que as trocas e devoluções,  ou logística inversa,  é importante para quem vende online.

Porque vão representar uma fatia importante dos custos, e onde uma solução de IDentificação de produtos e processos com códigos de barras em etiquetas, pode representar uma poupança significativa. 

Quer saber mais? Descarregue o Guia "e-Commerce: Como Reduzir Custos na Logística Inversa".  

Guia Ecommerce Reduzir Custos na Logística

Photo credit: * Cati Kaoe * via VisualHunt / CC BY-NC-SA

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Código Barras, Manutenção Impressoras, Impressoras POS ou Talões

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes