OEKO-TEX Standard 100 - O que significa esta marca?

Publicado por: Sofia Martins

Post Date 23/mai/2017 11:45:31

Cada vez mais presente entre nós, já quase todos compramos ou vimos artigos com este rótulo. De uma forma resumida, saiba o que está por trás da marca  "STANDARD 100 by OEKO-TEX®”

oekotex-oeko-tex-etiqueta-textil

Passível de ser colocado em peças têxteis ou acessórios, terá que reunir as condições necessárias para ser utilizado, nomeadamente obter a autorização por parte da Associação Internacional para a Investigação e Análises no domínio da Ecologia Têxtil.

Pack Textil Codimarc

A utilização deste rótulo, serve para indicar que o produto cumpre as condições especificadas pela norma associada, e que todos os testes de conformidade foram elaborados sob supervisão da Associação Internacional.

Este não é um rótulo da qualidade e muito menos assegura aspetos legais. É utilizado apenas como referência às características humano-ecológicas do produto no estado novo, uma vez que não tem qualquer indicação sobre o uso do produto, quais as reações do produto durante o processo de limpeza ou de armazenamento, as suas propriedades fisiológicas, físicas, o seu comportamento perante o fogo, etc.

Este rótulo também não tem indicações sobre eventuais e possíveis contaminações com substâncias nocivas. Estas contaminações podem surgir através de deteriorações durante o transporte ou armazenamento, através de uma limpeza não conforme, à aplicação de perfumes ou à exposição ao ar livre. Ou seja, tudo isto são processos que acontecem após a produção, alheios ao que certifica a norma OEKO-TEX® aquando do estado novo do produto.

Por ser um rótulo muito importante, é protegido enquanto marca registada por todo o mundo e de forma separada, não só a etiqueta, mas também os elementos que a compõem e os termos Oekotex, OEKO -TEX ou OEKO-TEX®.

Se esta norma é uma preocupação para si, peça uma amostra gratuita para testar ou fale com um especialista que lhe vai prestar as informações que precisa.

Amostra Ribbon Grátis

Autor: Sofia Martins

Tradutora, Kickboxer, Bailarina e dedicada ao estudo das línguas estrangeiras. Recentemente integrada no mundo da etiquetagem e codificação, trabalho em aprendizagem constante sob o lema de que o sucesso é uma consequência e não um objetivo.

Tópicos: Trasferência Térmica, Especiais | VOID | Segurança

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes