Os produtos de limpeza, detergentes domésticos e de manutenção industrial, são dos que maiores desafios trazem à IDentificação e rotulagem.
Conseguir uma embalagem e um rótulo que, além de se destacar de todas as outras dezenas de produtos concorrentes, também responda tecnicamente ás especificidades dos produtos químicos e ainda cumpram com os apertados requisitos legais deste setor.
A seguir, vou abordar 3 dos maiores problemas com os rótulos de produtos de limpeza sobre os quais deve ficar atento.
Problema #1: Design do Rótulo de Produtos de Limpeza
É o maior desafio de qualquer marca. Ter um produto que se destaque de todos os outros que estão nas mesmas prateleiras dos pontos de venda, é possível se o design dos rótulos e da embalagem for capaz de criar essa diferenciação. As marcas lideres de mercado trabalham com profissionais de marketing e design, fazem estudos, testam comportamentos dos consumidores, tudo para garantirem o sucesso dos seus detergentes.

Problema #2: A Embalagem dos Produtos de Limpeza
Uma boa parte destas embalagens são de metal ou plástico e por vezes é necessário que as colas adesivas dos rótulos sejam adaptadas a este tipo de superfícies.
Outra razão que dificulta a adesividade do rótulo, é a forma da própria embalagem. Nem sempre a superfície é plana, o que pode levar a ter que utilizar tipos de rótulos que pela composição do material da etiqueta, se ajustam com facilidade á irregularidade da embalagem.
Outro aspeto que pode influenciar o tipo de rótulo, é a naturaza das substâncias químicas. É frequente recorrer-se á utilização de etiquetas em PVC ou Poliester, materias sintéticos estes, que oferecem uma resistência superior quando em contacto com determinados produtos de limpeza. Outra forma de aumentar a resistência dos rótulos pode passar pela utilização de tintas e vernizes especiais ou outros tipos de acabamento.
Problema #3: Requisitos Legais dos Produtos de Limpeza
Por fim, mas não menos importante, temos a questão da legislação em vigor.
Recentemente o regulamento CRE (Classificação, Rotulagem e Embalagem) foi alterado no sentido de uniformizar a informação relativa aos produtos químicos perigosos. Pode ver aqui o significado dos novos pictogramas e terminologias.
Em resumo, se no seu processo de rotulagem já encontrou ou está a encontrar alguns destes problemas ou perigos, conte com uma equipa que pode ajudar a melhorar o design do rótulo, encontrar o adesivo ou material mais adequado á embalagem que utiliza e também no esclarecimento de todas as dúvidas relativas á legislação da classificação e rotulagem dos produtos químicos.
Autor: José Sampaio

Diretor Operações e cofundador da Codimarc. Há 28 anos a aprender, inovar e partilhar conhecimentos sobre identificação de produtos na indústria. O que me move é a criação de relações duradouras com clientes e parceiros, e a gestão de uma equipa que se dedica diariamente a facilitar os processos dos nossos clientes. Com uma visão prática e um foco constante em melhorias, mantenho sempre a porta aberta a novas ideias e colaborações. E, claro, com um sorriso pronto para qualquer desafio – porque acredito que o trabalho em equipa é tão importante como a precisão de cada etiqueta que produzimos.