Os Maiores Problemas com os Rótulos de Produtos de Limpeza

Publicado por: José Sampaio

Post Date 4/mar/2015 17:38:00

Os produtos de limpeza, detergentes domésticos e de manutenção industrial, são dos que maiores desafios trazem à IDentificação e rotulagem. 

Limpar-box

Conseguir uma embalagem e um rótulo que, além de se destacar de todas as outras dezenas de produtos concorrentes, também responda tecnicamente ás especificidades dos produtos químicos e ainda cumpram com os apertados requisitos legais deste setor.

A seguir, vou abordar 3 dos maiores problemas com os rótulos de produtos de limpeza sobre os quais deve ficar atento.

Problema #1: Design do Rótulo de Produtos de Limpeza

É o maior desafio de qualquer marca. Ter um produto que se destaque de todos os outros que estão nas mesmas prateleiras dos pontos de venda, é possível se o design dos rótulos e da embalagem for capaz de criar essa diferenciação. As marcas lideres de mercado trabalham com profissionais de marketing e design, fazem estudos, testam comportamentos dos consumidores, tudo para garantirem o sucesso dos seus detergentes. 

EscolhaSupermarket

Problema #2: A Embalagem dos Produtos de Limpeza

Uma boa parte destas embalagens são de metal ou plástico e por vezes é necessário que as colas adesivas dos rótulos sejam adaptadas a este tipo de superfícies. 

Outra razão que dificulta a adesividade do rótulo, é a forma da própria embalagem. Nem sempre a superfície é plana, o que pode levar a ter que utilizar tipos de rótulos que pela composição do material da etiqueta, se ajustam com facilidade á irregularidade da embalagem.

Outro aspeto que pode influenciar o tipo de rótulo, é a naturaza das substâncias químicas. É frequente recorrer-se á utilização de etiquetas em PVC ou Poliester, materias sintéticos estes, que oferecem uma resistência superior quando em contacto com determinados produtos de limpeza. Outra forma de aumentar a resistência dos rótulos pode passar pela utilização de tintas e vernizes especiais ou outros tipos de acabamento. 

 embalagens

Problema #3: Requisitos Legais dos Produtos de Limpeza

Por fim, mas não menos importante, temos a questão da legislação em vigor.

Recentemente o regulamento CRE (Classificação, Rotulagem e Embalagem) foi alterado no sentido de uniformizar a informação relativa aos produtos químicos perigosos. Pode ver aqui o significado dos novos pictogramas e terminologias.

Pictogramas

Em resumo, se no seu processo de rotulagem já encontrou ou está a encontrar alguns destes problemas ou perigos, conte com uma equipa que pode ajudar a melhorar o design do rótulo, encontrar o adesivo ou material mais adequado á embalagem que utiliza e também no esclarecimento de todas as dúvidas relativas á legislação da classificação e rotulagem dos produtos químicos.

Informações Rótulos

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Rótulos Produtos Quimicos

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes