Tudo o Que Precisa de Saber Sobre Etiquetas para Identificação e Rastreabilidade da Carne?

Publicado por: Claudia Leite

Post Date 4/mar/2016 11:00:00

Já abordamos neste blog quais as regras e importância da identificação e rastreabilidade da carne ao longo da cadeia de valor. A sala de desmancha é um dos pontos mais complexos, pois deverá cobrir todo o processo, desde o corte da carcaça até às embalagens para os pontos de venda. Todo este processo exige clareza na informação e a garantia que ela não se perde.

Etiq._Carne2.jpg

Sendo assim, existem duas formas de etiquetar e identificar a carne:

  1. Solução não autocolante: etiqueta em material plastificado presa à carne.
  2. Solução autocolante: etiqueta colada directamente na carne.

Etiq._Desmancha.jpg

Além das informações obrigatórias a conter nestas etiquetas, existem também regras e normas a cumprir quanto ao material das mesmas. Todas as regras relativas aos materiais destinados ao contacto com os alimentos estão declaradas na norma EC 1935/2004. 

Sempre que uma etiqueta esteja em contacto físico com algum tipo de produto alimentar, e neste caso específico com as carnes, temos que garantir que cumpra os requisitos para essa aplicação. Essas normativas devem dar garantias tanto a nível do adesivo da etiqueta alimentar como da área frontal

cuidados com a Etiqueta Alimentar

Quando nos referimos ao contacto físico, está incluído não só o contacto directo como também o contacto indirecto, ou seja, além das etiquetas coladas directamente na carne, as que são colocadas nas embalagens que se destinam aos pontos de venda, também têm que cumprir com as normas existentes.

Na maioria dos casos, estas embalagens são de materiaisEtiq._Carne.jpg plastificados que não garantem o isolamento absoluto dos produtos. O que obriga a que a etiqueta seja produzida em materiais específicos para o efeito.

Esta situação é descrita na alínea (3) do regulamento: 

"Está subjacente ao presente regulamento o princípio segundo o qual qualquer material ou objecto destinado a entrar em contacto directo ou indirecto com os alimentos deve ser suficientemente inerte para excluir a transferência de substâncias para os alimentos em quantidades susceptíveis de representar um risco para a saúde humana ou de provocar uma alteração inaceitável na composição dos alimentos (...)"

Quais as etiquetas de carne Indicadas para Si?

Cada caso é um caso. Existem aplicações em que uma etiqueta de plástico não autocolante é suficiente e conseguimos garantir com razoável segurança que ela não se perde. Existem outras em que a etiqueta autocolante é a solução mais indicada. 

Com todas estas normas, é importante garantir que o seu fornecedor de etiquetas o ajuda a encontrar a solução mais adequada ao seu caso concreto.

Tem dúvidas quanto à melhor solução para a sua rastreabilidade de carne? Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contacto consigo! 

Infoirmações Etiquetas Ribbon

Autor: Claudia Leite

Assessora de clientes. Desenvolve funções essencialmente junto da área comercial no ramo da etiquetagem e codificação.

Tópicos: Código Barras, Rótulos Alimentares

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes