Aprovações Internacionais: Tipos de Cola de Rótulos Adesivos Alimentares

Publicado por: José Duarte

Post Date 19/jan/2016 10:12:13

Todas as indústrias possuem características próprias e exigências diferentes. No que diz respeito aos rótulos alimentares ou etiquetas para o sector alimentar, o caso não é diferente.

Rótulos Adesivos na Área Alimentar

Muito mais que um rótulo esteticamente agradável, ou uma etiqueta que possua toda a informação obrigatória, é preciso dedicar toda a atenção ao tipo de cola ou adesivo.

Já falamos sobre os 5 tipos de cola mais usados nas etiquetas adesivas ou autocolantes e agora nos rótulos alimentares podemos encontrar três tipos de aplicações que precisam de colas diferentes.

De seguida vou falar de três tipos de cola para rótulos, as suas características e principais aplicações.

Rótulo Adesivo para congelados

O facto  dos alimentos congelados serem expostos a temperaturas de até -20ºC, faz com que os responsáveis pela rotulagem possam ter problemas no que diz respeito à adesividade dos rótulos. Uma vez que os rótulos com cola permanente têm uma temperatura de serviço geralmente entre os -10º e os +60ºC, são necessários tipos de adesivo capazes de suportar a humidade elevada e as baixas temperaturas.

Os rótulos com cola para congelados, estão preparados para resistir ás seguintes condições:

  • Aplicado em superfícies: embalagens de cartão ou plástico, com elevado grau de humidade provocada pela condensação
  • Temperatura de aplicação: > 0ºC
  • Temperatura de uso: -20C°> + 60ºC
  • Normas: Alguns destes adesivos cumprem com normas FDA para contato direto e/ou indireto com alimentos e também certificados ISEGA para contato direto com alimentos secos ou com gordura

Este tipo de adesivo está disponível para diversos tipos rótulos. O papel Térmico Com Proteção (Capa), o papel Meio Brilho e o Polipropileno são os mais utilizados. 

Rótulo Adesivo para Ultra-Congelados

Por definição legal (DL 251/91 de 19 de Junho), a temperatura dos produtos alimentares ultracongelados, deve ser mantida em todos os pontos do produto, a um nível igual ou inferior a -18ºC.

Os rótulos para este tipo de produtos têm que ter uma cola que suporte estas condições:

  • Aplicado em superfícies: embalagens de cartão ou plástico, com elevado grau de humidade provocada pela condensação
  • Temperatura de aplicação: > -25ºC
  • Temperatura de uso: -40C° + 60ºC
  • Normas: Alguns destes adesivos cumprem com normas FDA para contato direto e/ou indireto com alimentos e também certificados ISEGA para contato direto com alimentos secos ou com gordura.

Á semelhança dos rótulos para produtos congelados, estes também estão disponiveis em diversos materiais, sendo que o papel Térmico Com Proteção, Papel Meio Brilho e Polipropileno são os mais utilizados.

 

Rótulos Adesivos para bebidas frescas

Os rotulos para determinadas garrafas de bebidas. como por exemplo o vinho branco, champanhe, cerveja, licores e e outras que são consumidas a temperaturas muito baixas, podem provocar defeitos estéticos nesses mesmos rótulos.Orçamentos na Hora

Alguns dos problemas mais frequentes são relativos ao adesivo e ao próprio rótulo ficar engilhado, vincado ou com bolhas de ar. Estes problemas de rotulagem acontecem porque normalmente as garrafas estão expostas a líquidos, humidades, baixas temperatura e à própria condensação. Tendo em conta a exigência necessária deve utilizar um adesivo indicado para a específicidade de cada uma das aplicações.

  • Superfícies: Garrafas de vidro expostas a temperaturas baixas, humidade e imersão em água e gelo.
  • Temperatura de aplicação: > 5ºC
  • Temperatura de uso: -10C° + 75C°
  • Normas: Adesivo cumpre a norma para contacto indirecto com produtos alimentares.
 

Conclusão

Existem adesivos específicos para diversas aplicações. Não devemos generalizar a utilização de um adesivo para todas as aplicações pois corremos o risco de a etiquetagem/rotulagem não ser a mais eficaz.

Cada caso é um caso. Precisa de ajuda com o seu rótulo alimentar? Tire todas as suas dúvidas com um especialista!

Autor: José Duarte

Entusiasta por Música e Desporto, Praticante de Crossfit e Treinador de futebol. Dedica-se diariamente em facilitar a rotulagem das empresas, sendo Especialista em Equipamentos de IDentificação, Rotulagem e Etiquetagem!

Tópicos: Rótulos, Rótulos Alimentares

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes