Rótulos Nutricionais: Semáforo Nutricional dos Rótulos Alimentares

Publicado por: Ricardo Costa

Post Date 11/out/2019 19:09:21

cores rótulos nutricionais

Alguma vez sentiu o peso da frustração ao ler um rótulo alimentar e não perceber nada?

Por vezes parece que é preciso tirar um curso só para percebermos que tipo de alimentos estamos a ingerir.

Algo de muito errado se passa no mundo, quando queremos ter uma alimentação saudável, mas sentimos que não podemos confiar nos alimentos que nos vendem.

E se assim é, pelo menos os rótulos deviam facilitar essa tarefa, certo?

Porque ninguém lê rótulos nutricionais por diversão…

Mas vamos aprofundar:

Ninguém se entusiasma a olhar para uma etiqueta e a analisar a quantidade de calorias que cada alimento tem. Mas que alternativa temos, se a maioria são alimentos processados e gorduras saturadas?

Mas para facilitar a interpretação dos rótulos, criou-se o semáforo dos alimentos.

Basicamente é um código que utiliza as cores dos semáforos para facilitar a leitura da informação nutricional dos alimentos. 

Desta forma, torna-se mais fácil compreender a rotulagem alimentar, e manter uma alimentação saudável.

Como Ler o Semáforo Nutricional?

O semáforo de cores foca-se em 4 nutrientes essenciais:

  1. Gordura (lípidos)
  2. gordura saturada
  3. açúcares 
  4. sal

O consumo excessivo destes nutrientes leva a graves problemas de saúde como doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade e até cancro, e por isso é importante que os consumidores sejam informados dos níveis de concentração de cada um deles.

Então, esses níveis de concentração são associados a um código de cores, alusivo às cores dos semáforos, que torna a leitura nutricional mais simples e intuitiva.

semaforo_nutricional.jpg

semaforo_nutricional_2.jpg

  • VERMELHO - Significa que o alimento tem uma concentração elevada de gorduras, gorduras saturadas, açúcares ou sal. O alimento pode ser consumido ocasionalmente ou em menores  quantidades.

  • AMARELO - Significa que o alimento tem uma concentração média de gorduras, gorduras saturadas, açúcares ou sal. O alimento é uma boa opção.

  • VERDE - Significa que o alimento tem uma concentração baixa de gorduras, gorduras saturadas, açúcares ou sal. O alimento é uma opção mais saudável.

Porque é que isto é importante para a leitura dos rótulos alimentares?

Segundo um estudo publicado em 2017 pelo IPAM, 40% dos portugueses inquiridos não compreendia a informação nutricional básica dos rótulos.

Essa percentagem aumentava para 60% quando os inquiridos tinham níveis de escolaridade mais baixos.

Então, se as pessoas não compreendem os rótulos alimentares, como é que podemos esperar que façam escolhas conscientes e informadas?

Principalmente quando a apresentação dos rótulos nutricionais não está regulamentada por lei.

O que quer dizer que, as marcas apresentam o seu resumo nutricional como entenderem, e por vezes aparecem algumas marcas e fabricantes, apresentam tabelas como esta:

Neslac_exemplo_nutricional.jpg

 

 

 

É inegável que este tipo de tabelas tornam tudo muito mais confuso, principalmente para quem se preocupa com a sua alimentação e quer saber que tipo de alimentos ingere.

Agora compare-a com o semáforo nutricional, e diga-me se não era muito mais vantajoso para os consumidores conseguirem fazer uma leitura informada dos rótulos alimentares, se a apresentação fosse sempre assim tão simples.

Mas para isso era preciso harmonizar a apresentação destas informações, e o semáforo é uma excelente solução.

E se a minha palavra não é motivo suficiente para isso… talvez a da DECO seja.

Segundo um teste feito pela DECO sobre o resumo nutricional dos rótulos os consumidores foram unânimes: preferem a apresentação em forma de semáforo, com vermelho, amarelo e verde para classificar os nutrientes.

O uso de cores facilita muito a leitura dos consumidores, contudo os critérios por detrás da atribuição deveriam também ser uniformizados.

Segundo a DECO também os termos utilizados já caminham para a uniformização em resultado do novo regulamento para os rótulos: por exemplo agora os rótulos indicam "sal" e não "sódio".

semaforo_nutricional_3jpg

E se está a perguntar-se o que significa o cinzento, é a cor atribuída ao valor energético (calorias), que não tem qualquer significado nutricional.

Uma observação final sobre o Semáforo das cores e a leitura dos rótulos alimentares?

É importante deixar claro que o semáforo das cores não lhe indica se os alimentos são bons ou maus, e veja o caso dos rótulos de azeite.

Por ser uma gordura, vão aparecer nutrientes a vermelho, o que não quer dizer que seja mau para a sua saúde, pelo contrário, é mesmo considerada uma gordura de eleição. No entanto é preciso ter consciência de que deve ser consumido em doses moderadas.

Outro exemplo são os sumos 100% de fruta, que vão aparecer com o semáforo a vermelho para os açúcares, mas cujo o único açúcar é aquele que está presente na fruta.

Ou seja, o semáforo nutricional é óptimo para fazermos escolhas alimentares conscientes, descodificarmos rótulos complexos e torná-los simples, e levar uma vida mais saudável.

Mas é apenas uma linha guia, uma indicação daquilo que devemos ou não consumir.

As cores ajudam-nos a fazer essa distinção mais facilmente.

Aliás, eu já tenho escrito sobre a importância da cor no Design de Rótulos, e esta situação não é diferente. Algumas marcas já a adoptaram.

Na minha opinião, e devido à exigência dos consumidores cada vez mais informados, preocupados e atentos, as marcas já deveriam ter optado por uma solução de Design de Comunicação universal, porque os consumidores saem a ganhar.

Dito isto...

Se pretende mais informações ou se tem alguma dúvida acerca do Design e Impressão de Rótulos, clique no botão, preencha o formulário e entramos em contacto consigo

Informações Rótulos

Autor: Ricardo Costa

Designer Gráfico e Técnico de Pré-Impressão. Trabalha essencialmente na área da impressão Flexográfica para rótulos e etiquetas.

Tópicos: Rótulos, Rótulos Alimentares

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes