3 Passos para Identificar Blocos ou Chapas de Pedra Natural com Etiquetas

Publicado por: José Sampaio

Post Date 15/abr/2015 14:00:00

A Exposalão tem todos os anos uma exposição dedicada ao sector da Pedra Natural de Portugal, que dá pelo nome de Stone, onde invariávelmente surge o problema de identificar os blocos ou chapas de pedra natural 

Identificar blocos de pedra - pedra em bruto - ou identificar chapas de pedra - pedra cortada - é uma tarefa difícil devido à superficie rugosa ou às condições de armazenamento, para o que deve ter alguns cuidados desde logo. A escolha do adesivo, do material ou do tipo de ribbon devem seguir alguns critérios que tornem o processo tão simples e eficiente quanto possível.

Pedreira-3

A seguir, vamos explorar o que torna tão dífícil a etiquetagem deste tipo de material e o que deve ser feito para ter melhores resultados:

Pedra_2Etiquetas para Superfícies Rugosas

Quando é necessário etiquetar a pedra após a sua extração e ainda antes de existir qualquer tipo de tratamento ou polimento, a superfície é tão rugosa que apenas alguns tipos de adesivos têm a capacidade de colar a etiqueta de forma eficaz.

Se a etiquetagem acontece depois do processo de corte dos blocos em chapas, a aplicação já não será tão difícil porque o próprio processo de corte torna a superfície mais uniforme. 

Para estes casos, estão disponíveis etiquetas com adesivo á base de borracha ou hotmelt que proporcionam um bom resultado.

 

Pedra_3Etiquetas para Superfícies com Curvaturas e Ângulos

Sempre que se aplicam as etiquetas adesivas numa superfície com uma elevada curvatura ou ângulo, existe o risco de as pontas da etiqueta começarem a levantar.

Para evitar que tal aconteça, a etiqueta além de ter um adesivo com um "tack" inicial elevado, deve ser de um material que facilmente moldável a esse tipo de curvaturas. Existem algum materiais como o polietileno ou o pvc que resultam muito bem nestas situações.

 

Condições Embientais de Armazenamento

É comum este tipo de materiais estarem expostos ás condições climatéricas durante longos períodos de tempo. Seja durante os processos de transformação ou já como produto final,é certo que as pedras naturais devem ser identificadas com etiquetas resistentes ao sol, chuva ou a temperaturas extremas, durante vários meses ou anos. 

É importante que a etiqueta se mantenha perfeitamente legível utilizando materiais e ribbon que garantam a leitura da informação durante todo esse tempo de armazenamento.

post-112014-3

Se precisa de identificar blocos ou chapas de pedra, já deve ter percebido que não é uma tarefa fácil. Com o recurso aos materiais sintéticos e ribbon de resina certos, é possível fazer a leitura de um código de barras sujeito a condições climatéricas adversas durante muitos meses. 

Encontrar uma etiqueta autocolante que funcione perfeitamente numa superfície tão rugosa e durante longos períodos de tempo sem que a informação se torne ilegivel, pode ser mais simples se pedir ajuda a um especialista.  

Clique no botão abaixo, preencha o formulário e um especialista entrará em contacto consigo.

Se tem algo a acrescentar deixe o seu comentário no final desta página.

Infoirmações Etiquetas Ribbon

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Especiais | VOID | Segurança

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes