Como Etiquetar Paletes - Laser, Jato de Tinta ou Transferência Térmica?

Publicado por: José Sampaio

Post Date 5/mai/2015 15:37:00

Uma grande maioria das empresas que fazem expedição de mercadorias em palete, têm necessidade de as identificar com uma etiqueta ou rótulo de logística, geralmente de tamanho A5 (148mm X 210mm).

Para imprimir este tipo de rótulos ou etiquetas para paletes, há várias opções como tipo de impressora e todas elas representam abordagens aos custos diferentes. 

Vejamos como pode poupar com algumas dicas úteis que ajudam a fazer uma melhor escolha para etiquetar paletes

Laser_vs_InkJet_vs_Thermal_Transfer_Imagem

Com preços que variam entre as dezenas e os milhares de Euros, vai querer que o seu investimento tenha retorno. Para lhe facilitar as contas, apresentamos no quadro abaixo,  cálculos relativos á compra da impressora bem como aos custos de impressão dos rótulos de paletes.

Como exemplo, usamos uma impressora laser, uma impressora inkjet comum e uma outra específica para impressão de etiquetas por transferência térmica

Laser_vs_InkJet_vs_Thermal_Transfer_compare_table

Além do custo de aquisição da impressora e do custo de impressão, é importante que tenha em conta outros aspetos como:

InkJet_Paper_Jam

Volume de Impressão 

Apesar do menor custo de aquisição, a impressora Inkjet que selecionamos para este comparativo, não está preparada mecanicamente para suportar volumes de impressão mensal superior a 800 rótulos por mês.

Deverá considerar a opção de um modelo de impressora de rótulos laser (até 2.000 rótulos por mês), ou então uma impressora de transferência térmica que tenha capacidade para imprimir até 20.000 rótulos mensais. 

Tipos de Papel e Adesivos Disponíveis

Deve saber que existem algumas dezenas de tipos de papel e adesivos diferentes. Para as impressoras InkJet e Laser, existe apenas um numero reduzido desses tipos de materiais. Em impressoras de transferência térmica poderá utilizar uma grande variedade de papeis ou materiais sintéticos e também diferentes tipos de adesivo para colar por exemplo em caixas de cartão muito rugoso.

Se a cola "normal" disponível nas etiquetas para as impressoras laser e inkjet não têm o desempenho necessário, é possível encontrar outro tipo de cola para etiquetas de impressoras de transferência térmica.

Produtos_quimicos_bidoes_e_paletes

Resistência a Produtos Químicos

Sendo um tipo de marcadorias que obedece às regras bem definidas da rotulagem de produtos químicos, poderá ter necessidade de utilizar rótulos com características especiais. Para impressoras de Transferência térmica, as opções são bastante mais variadas e com custos significativamente mais baixos. Se precisa de rotular produtos químicos, informe-se com um especialista acerca do material mais adequado. 

Laser_label

Tamanhos e Formas dos Rótulos ou Etiquetas

Além do rótulo standard de palete, poderá ter necessidade de imprimir outros com medidas ou formas diferentes. Apesar de em numero inferior, existe uma boa variedade de tamanhos de rótulos e etiquetas para impressoras laser e inkjet.

Tenha atenção se pretender imprimir numa folha com determinado numero de etiquetas. Nestes casos é comum haver desperdício de uma parte das etiquetas existentes em cada folha, se a quantidade de etiquetas que queremos imprimir, for inferior ao numero de etiquetas que a folha contêm.

Numa impressora de etiquetas de transferência térmica, uma vez que as etiquetas são em rolo, terá sempre a possibilidade de imprimir exatamente a quantidade necessária, sem qualquer desperdício.

 

CL-S6621_Locationshot.low_

Resumindo

Para um consumo anual de 20.000 etiquetas para paletes, o que corresponde à realidade de uma boa fatia das industrias Portuguesas, nota-se que a diferença ultrapassa facilmente os 100%.

A pergunta então é esta: Quer imprimir as suas etiquetas de palete por metade do preço?

Se ainda não usa este método, peça o contacto de um especialista que o vai ajudar a perceber como pode poupar mais. Clique na imagem a seguir e preencha o formulário que ele entra em contacto consigo.  

Informações Impressoras Térmicas

 

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes