Etiqueta Logística: Como Funciona o GS1-128 ou EAN/UCC-128

Publicado por: Claudia Leite

Post Date 7/abr/2015 12:00:00

Uma das dúvidas que surgem constantemente por parte de clientes do sector dos transportes e logística, está relacionada com o Sistema GS1 e a codificação GS1-128 ou EAN/UCC-128. Este tipo de etiqueta logística é utilizada por exemplo para etiquetar paletes, e permitem não só identificar, como também recolher e partilhar dados relevantes sobre as mesmas.

 

codigo barras logística

Codificação da Etiqueta de Palete ou Etiqueta Odette

Resumidamente, o Sistema GS1 é o sistema integrado de Normas Globais mais utilizado a nível mundial e que nos permite a identificação e comunicação precisa da informação comercial dos mais variados produtos e serviços. Este Sistema está estruturado em três grandes categorias:

  • Identificação
  • Recolha de dados
  • Partilha de dados

Etiqueta logística GS1-128 Portugal

Indo diretamente para o segundo ponto - Recolha ou Captura - esta pode ser feita através da leitura de Códigos de Barras, que desta forma permitem atribuir um "bilhete de identidade" aos produtos.

Cada dígito de um código numérico é convertido em barras claras e escuras, que são lidas e descodificadas por leitores ópticos. Assim está criado um Código de Barras único e inequívoco. 

Entre as diversas Simbologias de Códigos de Barras GS1, destaca-se a GS1-128:

De forma sucinta, o GS1-128, também designado por EAN/UCC-128 é uma codificação que permite identificar informações adicionais dos produtos, como por exemplo datas, números de lote, quantidades, pesos, ou números de encomendas.

É muito utilizado por empresas de transporte e logística, uma vez que permite uma rastreabilidade muito eficiente ao longo de toda a cadeia de valor. É um código destinado às etiquetas de transporte de mercadoria e logística, não estando directamente direccionado para os pontos de venda ou cliente final.

LogisticaEtiqueta palete ou odette

 

 

 

 

 

 

Constituição de um código: 

Etiqueta odette Código de barras gs1-128

Secção Superior: 

  • Informação de formato livre;

Secção Intermédia:

  • Interpretação em texto legível, sem necessidade de leitor de Código de Barras, de toda a informação contida nas linhas de código;

Secção Inferior:

  • Codificação de todos os dados expressos na secção intermédia;
  • A informação é estruturada com recurso a Identificadores de Aplicação (AI's), que são os pequenos segmentos numéricos representados entre parênteses que identificam a informação que lhes seguem.

Dentro do Sistema GS1 existem os Identificadores Chave (ID Keys) que são utilizados como linguagem comum para identificar e comunicar com exatidão a informação dos produtos ao longo da cadeia de valor.

Destacam-se dois pontos relevantes:

SSCC - Serial Shipping Container Code: é um conjunto numérico de 18 dígitos que permite identificar de forma única e inequívoca cada Unidade Logística que se destina unicamente ao transporte de mercadorias, como por exemplo paletes, neste caso específico, funciona como um número de série da palete.

GTIN - Global Trade Item Number: É um código utilizado para a identificação única de itens comerciais a nível mundial, é composto por 14 dígitos que contém toda a informação relativa à origem do produto nomeadamente o país de registo da empresa e a sua identificação.

A pensar neste tipo de codificação e identificação de Unidades Logísticas, nomeadamente identificação de paletes, saiba os cuidados a ter na escolha da solução indicada:

Caso ainda tenha alguma dúvida ou se tenha lembrado de alguma experiência que considere ser relevante ou interessante partilhar conosco, entre em contacto ou deixe o seu comentário abaixo. Nós, em nome da comunidade dos transportes e logística, desde já agradecemos!

Resumindo:

O Sistema GS1 e a codificação GS1-128 são essenciais para o setor de transportes e logística, ao permitir a identificação, recolha e artilha de dados relevantes sobre paletes e outros produtos.

Através da leitura de códigos de barras, é possível atribuir um "bilhete de identidade" aos produtos, facilitando a rastreabilidade ao longo de toda a cadeia de valor. A codificação GS1-128, também conhecida como EAN/UCC-128, permite a identificação de informações adicionais, como datas, números de lote, quantidades e pesos.

Para garantir uma correta identificação das unidades logísticas, é importante escolher a solução adequada, como as etiquetas autocolantes e impressoras específicas. Se tiver dúvidas fale com um Personal Trainer de Rotulagem ou caso tenha experiências relevantes para partilhar, não hesite em deixar um comentário. O seu envolvimento e participação na comunidade dos transportes e logística é bem vindo.

 

Informações Impressoras Térmicas

Autor: Claudia Leite

Assessora de clientes. Desenvolve funções essencialmente junto da área comercial no ramo da etiquetagem e codificação.

Tópicos: Código Barras

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes