Problemas e Desafios no Design de Rótulos

Publicado por: Ricardo Costa

Post Date 10/set/2015 0:00:00

Existem inúmeros desafios na produção/design do rótulo que vai caracterizar o produto, que vai querer vender/comercializar e ao mesmo tempo captar a atenção do consumidor final. Além disso, para além de ser o que caracteriza o produto, o rótulo tem também de reflectir a identidade da sua empresa. 

design de rótulos

Portanto, estamos a falar de grandes desafios que quer designers quer empresas de impressão de rótulos enfrentam de cada vez que um novo rótulo tem que ser criado/desenhado e consequentemente produzido.

O rótulo deve ser “chamativo”, inequívoco e transmitir confiança ao consumidor. 

De seguida apresento algumas linhas de orientação para o desenvolvimento de um rótulo que responda a estes três importantes requisitos:

conhecimento profundo do PÚBLICO ALVO

É fundamental conhecer bem este público alvo antes de conceber o rótulo. Conhecer as características, as necessidades, os problemas e de que forma o produto irá responder a todos esses itens. E esta avaliação tem que ser feita antes da concepção do rótulo.

Vejam por exemplo na imagem seguinte. Todas as formas e grafismos destes Rótulos estão pensadas para um universo infantil, quase nem precisamos de ler os textos.
design e impressão de rótulos

 

Decidir quE informação o rótulo vai conter

A função do rótulo é vender o produto. Sendo assim, o rótulo vai ter que “dizer tudo” ao consumidor sobre o produto que está a representar como se fosse você próprio a vendê-lo pessoalmente. O rótulo deve portanto responder a algumas questões, nomeadamente: Que tipo de produto é este; Como é que o produto é usado assim como outras questões relevantes. Ou seja, os consumidores têm que fazer uma escolha informada.

E por isso, como no design de rótulos que vemos a seguir, o rótulo tem que facultar toda a informação necessária e relevante sobre o produto por forma a que a escolha do consumidor seja feita com segurança e fiabilidade.

design do rótulo

design e impressão do rótulo


Estabelecer o estilo do Produto

A sua empresa deverá ter já uma imagem definida. Ou seja, existe um conjunto de características que os seus Produtos deverão já conter e as quais são já a imagem da sua própria empresa. Desde as cores que são usadas, as ilustrações, o tipo de letra/fontes usadas nos diferentes rótulos de cada produto. E portanto, quando um Novo Produto vai ser introduzido todas essas características devem ser tidas em conta. Porque elas próprias também vão “tocar”no público alvo no sentido de ele se familiarizar com a sua empresa. O que é positivo para a aquisição do novo produto. Ou seja, o prévio conhecimento da Marca.
Portanto, na concepção do novo rótulo, para o novo produto, o “estilo” deve manter-se fiel ao estilo da sua marca/da sua empresa.

Como por exemplo nas imagens abaixo, a identidade gráfica desta empresa de produtos alimentares transmite o uso de produtos orgânicos e 100% naturais, onde se pode verificar tanto no próprio Logotipo da marca como em todo o grafismo dos rótulos. Ou seja, para quem conhece esta empresa rapidamente identifica estes rótulos num expositor como sendo seus.

rótulos alimentares

rótulos produtos alimentares

Ou na imagem seguinte, em que independentemente do produto, todos os seus Rótulos estão associados graficamente á empresa que os comercializa, logo sabemos que o produto está associado a essa marca.

produção de rótulos produtos alimentares

O rótulo é o primeiro passo na compra do Produto. 

Se pretende mais informações ou se tem alguma dúvida acerca de Design e Impressão de Rótulos, clique no botão, preencha o formulário e entramos em contacto consigo. 

Informações Rótulos

 

Autor: Ricardo Costa

Designer Gráfico e Técnico de Pré-Impressão. Trabalha essencialmente na área da impressão Flexográfica para rótulos e etiquetas.

Tópicos: Rótulos

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes