Rotulagem Segura e Fiável Para o Setor Farmacêutico

Publicado por: José Sampaio

Post Date 5/out/2018 14:00:00

Rótulos de Medicamentos

 

A etiquetagem e rotulagem de medicamentos dispõe de características muito distintas quanto ao papel, às cores, às colas e adesivos. Tanto farmácias como clínicas médicas e laboratórios de análise precisam de rótulos especiais para o sector da saúde: Resistência a altas temperaturas, à humidade e ao contacto com produtos químicos são alguns dos requisitos a ter em conta.

Para poder assegurar a saúde e segurança dos pacientes, deve-se usar materiais de rotulagem seguros e inovadores que cumpram com os regulamentos do setor farmacêutico e de saúde.

Das temperaturas mais altas até às de -196 °c, há etiquetas para cobrir as necessidades de empresas como a sua. Os materiais de rotulagem farmacêutica para baixas temperaturas são baseados em adesivos concebidos para suportar condições de temperaturas baixas e oferecem uma fiabilidade a longo prazo, podendo tolerar até dez ciclos de congelamento e descongelamento.

É importante saber que há uma gama completa de produtos de rotulagem para o setor farmacêutico que está em conformidade com os regulamentos sobre medicamentos falsificados para embalagem de medicamentos prescritos e medicamentos de alto risco sem receita médica.

Também é de extrema importância saber que o seu fornecedor de rótulos e etiquetas está a cumprir os mais rigorosos regulamentos de segurança do setor, incluindo:

  • Directriz / CVMP / 205/04 da EMA (Agência Europeia de Medicamentos) sobre materiais de embalagem plástica imediata (2005).
  • Guia para o FDA (Food and Drug Administration dos EUA) sobre sistemas de fechamento de embalagens para embalagens de produtos biológicos e drogas para uso humano (1999).
  • Regulamento 1907/2006 / CE (REACH).
  • Regulamentos europeus sobre o contato com alimentos; regulamentos sobre a manipulação de alimentos 1935/2004, plásticos regulamentados pela UE 10/2011.
  • Conformidade com os regulamentos de contato com alimentos da FDA: FDA 21 CFR 175.105 e 175.125 para adesivos; FDA 21 CFR 176.170 e 176.180 para documentos.
  • Regulamentos sobre medicamentos falsificados (2011/62 / UE) para o acondicionamento de medicamentos sujeitos a receita médica e medicamentos de alto risco sem receita médica. Esta conformidade é conseguida através da incorporação de funções à prova de adulteração, tais como as descritas na nova norma europeia EN 16679 sobre o manuseamento de funções de verificação para embalagem de medicamentos.
  • As novas regulamentações sobre dispositivos médicos (MDR) e as regulamentações sobre diagnóstico in vitro (IVDR) publicadas em maio de 2017 na União Europeia apresentam requisitos específicos para a rotulagem de dispositivos médicos.

A identificação e rotulagem de medicamentos deve ser rigorosa para garantir a confiança e o bem estar dos pacientes, por isso a qualidade da impressão deve ser impecável e resistente. A nitidez da impressão é crucial nas etiquetas mais pequenas.

A resistência aos efeitos do tempo, às manipulações, ao armazenamento em ambientes de temperatura variáveis, bem como ao contacto com substâncias químicas também é vital.

A embalagem e o rótulos dos produtos precisam de ser impressos de forma durável e manter-se perfeitamente legível, pois quando o assunto é saúde, não se pode correr o risco de perder informações sobre os medicamentos.

 

Medicamentos Farmacêuticos

 

Quando um consumidor compra medicamentos prescritos ou que não necessitam de receita médica, como um protetor solar, ou um suplemento vitamínico, é importante que o produto tenha certas informações para o ajudar a fazer uma compra consciente. 

O rótulo informa o que está a ser comprado, o que o produto pode fazer pelo consumidor e como o usar para obter os resultados desejados. Ele fornece informações necessárias sobre as condições de armazenamento e sobre a data de validade. Mas não é só, é importante estar atento às outras informações relacionadas com a qualidade e uso seguro do produto. 

Com todas estas tendências e novas necessidades acerca da Indústria Farmacêutica, o seu negócio vai tornar-se mais dinâmico e sofisticado com o uso e escolha consciente da rotulagem do seu produto. Afinal, pensar nas etiquetas e nos rótulos a serem usados, é pensar no seu cliente. 

Tome as melhores decisões de rotulagem e impressão de rótulos e etiquetas para consolidar o seu negócio e alinhar com um mundo de consumidores cada vez mais exigentes. 

New Call-to-action

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Rótulos, Etiquetas Cores, Etiquetas Especiais

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes