Todas as indústrias possuem características próprias e exigências diferentes. No que diz respeito aos rótulos alimentares ou etiquetas para o sector alimentar, o caso não é diferente.

Muito mais que um rótulo esteticamente agradável, ou uma etiqueta que possua toda a informação obrigatória, é preciso dedicar toda a atenção ao tipo de cola ou adesivo.
Já falamos sobre os 5 tipos de cola mais usados nas etiquetas adesivas ou autocolantes e agora nos rótulos alimentares podemos encontrar três tipos de aplicações que precisam de colas diferentes.
De seguida vou falar de três tipos de cola para rótulos, as suas características e principais aplicações.
Rótulo Adesivo para congelados
O facto dos alimentos congelados serem expostos a temperaturas de até -20ºC, faz com que os responsáveis pela rotulagem possam ter problemas no que diz respeito à adesividade dos rótulos. Uma vez que os rótulos com cola permanente têm uma temperatura de serviço geralmente entre os -10º e os +60ºC, são necessários tipos de adesivo capazes de suportar a humidade elevada e as baixas temperaturas.
Os rótulos com cola para congelados, estão preparados para resistir ás seguintes condições:
- Aplicado em superfícies: embalagens de cartão ou plástico, com elevado grau de humidade provocada pela condensação
- Temperatura de aplicação: > 0ºC
- Temperatura de uso: -20C°> + 60ºC
- Normas: Alguns destes adesivos cumprem com normas FDA para contato direto e/ou indireto com alimentos e também certificados ISEGA para contato direto com alimentos secos ou com gordura
Este tipo de adesivo está disponível para diversos tipos rótulos. O papel Térmico Com Proteção (Capa), o papel Meio Brilho e o Polipropileno são os mais utilizados.
Rótulo Adesivo para Ultra-Congelados
Por definição legal (DL 251/91 de 19 de Junho), a temperatura dos produtos alimentares ultracongelados, deve ser mantida em todos os pontos do produto, a um nível igual ou inferior a -18ºC.
Os rótulos para este tipo de produtos têm que ter uma cola que suporte estas condições:
- Aplicado em superfícies: embalagens de cartão ou plástico, com elevado grau de humidade provocada pela condensação
- Temperatura de aplicação: > -25ºC
- Temperatura de uso: -40C° + 60ºC
- Normas: Alguns destes adesivos cumprem com normas FDA para contato direto e/ou indireto com alimentos e também certificados ISEGA para contato direto com alimentos secos ou com gordura.
Á semelhança dos rótulos para produtos congelados, estes também estão disponiveis em diversos materiais, sendo que o papel Térmico Com Proteção, Papel Meio Brilho e Polipropileno são os mais utilizados.
Rótulos Adesivos para bebidas frescas
Os rotulos para determinadas garrafas de bebidas. como por exemplo o vinho branco, champanhe, cerveja, licores e e outras que são consumidas a temperaturas muito baixas, podem provocar defeitos estéticos nesses mesmos rótulos.
Alguns dos problemas mais frequentes são relativos ao adesivo e ao próprio rótulo ficar engilhado, vincado ou com bolhas de ar. Estes problemas de rotulagem acontecem porque normalmente as garrafas estão expostas a líquidos, humidades, baixas temperatura e à própria condensação. Tendo em conta a exigência necessária deve utilizar um adesivo indicado para a específicidade de cada uma das aplicações.
- Superfícies: Garrafas de vidro expostas a temperaturas baixas, humidade e imersão em água e gelo.
- Temperatura de aplicação: > 5ºC
- Temperatura de uso: -10C° + 75C°
- Normas: Adesivo cumpre a norma para contacto indirecto com produtos alimentares.
Conclusão
Existem adesivos específicos para diversas aplicações. Não devemos generalizar a utilização de um adesivo para todas as aplicações pois corremos o risco de a etiquetagem/rotulagem não ser a mais eficaz.
Cada caso é um caso. Precisa de ajuda com o seu rótulo alimentar? Tire todas as suas dúvidas com um especialista!
Autor: José Duarte

Com mais de uma década de experiência em soluções de rotulagem e identificação na Codimarc, ajudo empresas a simplificar processos de identificação de produtos, sempre atento às necessidades de cada cliente. Apaixonado pelo que faço, acredito numa experiência eficaz e agradável. Fora do trabalho, sou um entusiasta de música e desporto e um pai com energia para a brincadeira! O meu lema: etiquetas perfeitas e relações duradouras.