Os rótulos são todos diferentes - aplicações diferentes exigem tecnologias diferentes, e é precisamente por esse motivo que a impressão é algo tão empolgante. Vinhos e bebidas destiladas, alimentos, produtos duradouros, saúde e beleza ou produtos químicos industriais: Todos os rótulos têm os seus próprios requisitos estéticos e funcionais.
Neste artigo, vamo-nos centrar nos rótulos farmacêuticos, que geralmente são impressos em materiais certificados e precisam de atenção especial em termos de proteção da marca e anti-falsificação.
Os rótulos farmacêuticos incluem os medicamentos e os produtos voltados para a saúde. Estes diferem de qualquer outro tipo, pois são frequentemente sujeitos a falsificação. Para proteger as empresas e as respectivas marcas contra essas más práticas, é preciso investir em medidas adicionais de proteção dos produtos, como imagens em relevo e etiquetas de segurança. Além disso, os rótulos farmacêuticos exigem detalhes específicos e muitas vezes são impressos em materiais especiais.
Qualidade de imagem de rótulos farmacêuticos
Acima de tudo, os rótulos farmacêuticos precisam de ser legíveis, das letras aos números menores.
E isso significa um investimento em tecnologia de impressão de alta resolução. Para isso, as impressoras de etiquetas a cores como a INTEC LP215 são a melhor escolha, pois oferecem resultados consistentes com a resolução de impressão de 1200 dpi.
Por outras palavras, cada rótulo será exatamente o mesmo - o que é simplesmente impossivel com o jato de tinta UV, onde a variação é quase inevitável. Qualquer mau funcionamento do jato tem um impacto direto na qualidade de impressão.
Mas, se quer a melhor qualidade, a opção é imprimir fora e pode mesmo fazer o seu próprio orçamento aqui.
Proteção dA marca
Para contornar os problemas com falsificadores, há duas coisas que podem ser feitas:
- Há uma gama de rótulos e etiquetas de segurança disponíveis no mercado que podem prevenir roubos e rompimentos de lacres.
- Cada pacote pode ser individual ou então cada rótulo, único.
USO DE MATERIAIS Certificados
Os materiais usados pela indústria farmacêutica são, em muitos casos, certificados pelo proprietário da marca. A alteração da composição pode levar à requalificação, o que é altamente indesejável tanto para a impressora como para o proprietário da marca.
Impressoras como a INTEC LP215 tem a capacidade de imprimir em todos os principais materiais sem qualquer primer ou pré-tratamento. No outro extremo da qualidade dos rótulos a cores temos por exemplo a EPSON C3500, que foi desenhada para imprimir uma grande variedade de etiquetas mas a baixo custo, deixando a qualidade premium comprometida, mas nem todos os negócios precisam da nata das natas nos rótulos e etiquetas.
Gostaria de uma análise mais profunda as diferentes tecnologias de impressão digital?
Autor: José Sampaio

Diretor Operações e cofundador da Codimarc. Há 28 anos a aprender, inovar e partilhar conhecimentos sobre identificação de produtos na indústria. O que me move é a criação de relações duradouras com clientes e parceiros, e a gestão de uma equipa que se dedica diariamente a facilitar os processos dos nossos clientes. Com uma visão prática e um foco constante em melhorias, mantenho sempre a porta aberta a novas ideias e colaborações. E, claro, com um sorriso pronto para qualquer desafio – porque acredito que o trabalho em equipa é tão importante como a precisão de cada etiqueta que produzimos.