Blog

Toda a Informação Sobre Rótulos e Etiquetas

Cuidados a Ter na Aplicação de Rótulos em Ambientes Frios

Publicado por: José Sampaio

Post Date 2/nov/2018 14:00:00

rotulos ambiente frio

É provável que Já se tenha perguntado porque motivo é tão difícil encontrar etiquetas térmicas que suportem ambientes frios?

Etiquetas Térmicas e o Frio

Quando falamos de etiquetas térmicas, são usuais problemas com manchas de tinta provocadas pela humidade ou então encontrar rótulos que não estão a aderir devidamente às embalagens dos produtos. As causas podem ser uma infinidade de problemas, desde aplicações em condições desaconselhadas ao uso do rótulo errado.

Seja como for, estas falhas no rótulo podem obrigar à reimpressão e re-aplicação, o que significa um desperdício de tempo e dinheiro para a sua empresa.

Em muitos casos, podem surgir problemas com a adesão defeituosa de rótulos quando aplicados em temperaturas incorretas, especialmente nos meses de Outono ou Inverno, quando as temperaturas podem cair significamente.

Armazenamento dos Rótulos

As condições dos armazéns onde tanto a humidade como a temperatura não são reguladas, podem expor os produtos a condições irregulares e descontroladas, e fazer com que alguns rótulos fiquem duros e quebradiços, provocando baixa aderência.

Mesmo uma pequena exposição a condições adversas, pode ser suficiente para fazer com que o rótulo se curve e levante. A perda de adesão pode não aparecer num primeiro momento, mas pode fazer com que os rótulos e etiquetas caiam nos dias seguintes.

E claro, ninguém quer que isso aconteça, certo?.

Se houvesse um rótulo que pudesse manter o desempenho em todos os ambientes, esses problemas ficariam resolvidos… Mas infelizmente não é esse o caso.

Ambientes que exigem rótulos e etiquetas térmicas

Temperaturas muito baixas exigem rótulos térmicos fabricados especialmente para temperaturas baixas e extremamente baixas. E, dentro da categoria de etiqueta e rótulos, existem ainda mais subcategorias, sendo que algumas são especialmente desenhadas para aplicações frias e secas, e outros, feitos para aplicações onde a temperatura e a humidade podem ser um problema adicional.

Hoje, vamos abordar a solução para ambos os problemas com que pode estar a lidar.

Se se depara com problemas com:

  • Lower Tack (A viscosidade do rótulo não é tão forte como deveria ser)
  • Peeling ou Curling (O rótulo curva ou descasca)
  • Etiquetas a cair

...é isto que deve saber!

 

DICAS PARA EVITAR ESTES PROBLEMAS?

Mantenha os produtos limpos e livres de gorduras, poeiras e outros resíduos

Um armazém pode ser um local sujo.

Se as etiquetas forem armazenadas num ambiente com sujidade e sem a proteção apropriada, elas podem acumular poeiras, gorduras ou outros resíduos, o que contribui para a falta de adesão das etiquetas, uma vez que isso interfere com a superfície de aplicação.

Os produtos devem estar completamente secos

Enquanto alguns adesivos dos rótulos e etiquetas são desenhados para superfícies húmidas, todos eles precisam de ser aplicados em superfícies secas. A água pode fazer com que os rótulos descasquem das superfícies, já que ela funciona como uma barreira para uma boa aderência.

Como a maioria das etiquetas são feitas de materiais com base em papel, elas não suportam a humidade. As etiquetas para congelados e ultra congelados, por outro lado, são desenhadas para manter a adesão em superfícies molhadas.

 

Armazene as etiquetas À temperatura ambiente

Nos meses de Inverno, os armazéns podem ficar um pouco mais frios. E, durante esse período, certos rótulos podem sofrer alterações ao seu desempenho.

Assim sendo, é importante manter as etiquetas em áreas onde a temperatura ambiente seja adaptada à sua aplicação.

Evite deixar as etiquetas ao frio

Se tiver a necessidade de rotular uma grande quantidade de produtos em temperaturas baixas, deve considerar a rotulagem em lotes. Se retirar muitos rótulos de uma só vez, eles podem começar a ficar frios dependendo do tempo de exposição… E isso pode diminuir a eficácia do adesivo.

Cuidado com as mudanças de estação

Durante certas estações, a humidade tende a acumular-se, o que pode afetar negativamente os seus rótulos. Dito isso, é essencial manter, tanto quanto possível, os rótulos longe das docas de carregamento.

Esteja certo sobre o tempo de inatividade do seu rótulo

Este é essencialmente o tempo que leva para o rótulo formar uma espécie de filme entre o facestock e o substrato, criando assim uma ligação permanente.

Se colocar o produto na arca frigorífico antes da etiqueta humedecer corretamente, ela pode não manter a adesão.

As mudanças repentinas de temperatura que ocorrem antes do rótulo ter uma adesão total vão diminuir a sua eficácia.

Além disso, os ventiladores dentro das arcas frigorificas podem fazer com que o rótulo se apague.

Veja abaixo os tempos de fixação de alguns adesivos para congelados e ultra congelados:

  • Adesivo Hot Melt: Quase Instantaneamente
  • Emulsão Acrílica: Até 30 Minutos
  • Acrílico Solvente: Até 30 Minutos

MAT e STR: Necessidades do rótulo para frio

Não ter consciência de algumas diferenças pode levar à má utilização dos rótulos, embora não intencional. Por isso, é importante perceber estes dois termos para obter o máximo aproveitamento do produto:

  • Minimum Application Temperature  (MAT):  A Temperatura Mínima de Aplicação, é a temperatura mais baixa na qual o adesivo irá funcionar no momento da rotulagem.
  • Service Temperature Range (STR): A Faixa de temperatura de serviço, é a faixa de temperatura sobre a qual o adesivo vai funcionar enquanto a etiqueta estiver em utilização, após a aplicação da etiqueta, permitindo uma aderência máxima.

Etiquetas e rótulos duráveis, com adesivos para congelados e ultra congelados mantém o seu desempenho em ambientes frios e húmidos. Não só são estáveis em temperaturas normais, mas são capazes de lidar com temperaturas extremamente baixas raramente encontradas no ambiente natural - como aquelas encontradas em processadores de congelamento, câmaras frigoríficas industriais e laboratórios de criogenia.

Etiquetas adesivas com grau de congelamento são ótimas para armazenamento a frio ou quando a aplicação exige um adesivo muito mais forte que o normal.

Quer saber o que ter em conta ao escolher o melhor rótulo para câmaras frigoríficas, se essa é uma necessidade específica da sua empresa? 

Começar a escolha do melhor rótulo para o seu produto pode não ser fácil, por isso, pode falar já com um especialista, ou pode pedir uma amostra gratuita para testar aplicações especificas, ou, se sabe exactamente o que quer, fazer o seu próprio orçamento.  Todo um leque de serviços à sua escolha.

New Call-to-action 

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Topics: Etiquetas Especiais, Trasferência Térmica

Receba artigos no email

Posts Recentes

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Pesquisar Artigos