Etiquetas para Balanças: 4 Características Principais

Publicado por: Claudia Leite

Post Date 2/fev/2016 11:00:00

As Peixarias, Frutarias, Talhos, Padarias, são alguns dos locais de venda a público onde a balança é o principal e por vezes único equipamento de pesagem e etiquetagem dos produtos adquiridos pelo consumidor. Daí a importância das etiquetas adesivas para balanças etiquetadoras.

rótulos para balanças

O intuito da utilização da balança etiquetadora é dar ao consumidor dados como peso, produto e calcular o preço a pagar. O consumidor tem acesso a informação do acerca do peso, tipo de produto, peso, etc,  primeiro no display da balança mas também na etiqueta autocolante que será aplicada no produto. 

Estas etiquetas não têm que obedecer a nenhuma norma ou regra específica, existindo um determinado tipo que é mais comum.

1. Etiquetas para balanças: Cola e Papel

Quase todas as balanças etiquetadoras utilizam a mesma tecnologia de impressão - impressão térmica direta. Por este motivo, as etiquetas são em papel térmico, podendo ser térmico protegido (com capa) ou não protegido (sem capa).

A partir daqui podem existir dois procedimentos diferentes em que o que varia é o adesivo utilizado no rótulo ou etiqueta.

Quando nos deslocamos a um balcão de atendimento de determinado sector alimentar, pedimos um certo produto, este é pesado e automaticamente, a etiqueta é impressa com a descrição do produto, o peso, o valor por quilo e o valor final do produto. 

Na maioria das vezes, após a compra o consumidor acaba por deitar fora a etiqueta. Sendo assim, e visto a etiqueta ter um tempo de vida útil muito curto, não é necessário aplicar um adesivo especial. 

Isso não acontece quando se trata de etiquetas para alimentos congelados e ultra-congelados. Estes produtos são pesados e etiquetados a temperaturas muito baixas e níveis de humidade elevados mantendo-se nas mesmas condições até ao seu consumo. Com isto, a solução passa por um adesivo mais resistente e indicado para estas situações. 

etiquetas para balanças congelados

2. Medidas

Não existe nenhuma medida ou formato que seja obrigatório utilizar nas etiquetas das balanças. No entanto, existem medidas mais usuais, entre as quais 50mmx60mm ou 57mmx60mm (largura x altura) sendo a largura máxima de impressão de 60mm. Faça o seu orçamento de etiquetas aqui.

3. Normas de Rebobinagem

Normalmente, os rolos de etiquetas adesivas para balanças etiquetadoras obedecem a normas específicas devido ao facto de exigirem rolos mais pequenos. Os rolos de etiquetas adesivas devem ser produzidos com diâmetro interno de 40mm (anilho) e diâmetro externo máximo entre 100 e 105mm.

4. Impressão ou Pré Impressão

Uma etiqueta pode ser muito mais que uma simples forma de colocar os preços nos produtos. Hoje em dia, uma etiqueta ou rótulo pode ser também uma ferramenta de Marketing pois é possível realizar uma pré-impressão e colocar alguma referência à marca através do nome ou logótipo.

ScaleLabels1_-_Cpia.jpg

Neste blog já abordamos a importância de uma etiqueta ou rótulo bem elaborado e com isto, pode garantir que a sua marca ou empresa é imediatamente reconhecida.                         

Estas são algumas das questões sobre etiquetas ou rótulos para balanças ou rótulos alimentares que levantam duvidas mais frequentemente. Se precisar de ajuda e quer falar com alguém sobre o seu problema concreto, preencha o formulário e entraremos em contacto consigo.

Informações Rótulos

Autor: Claudia Leite

Assessora de clientes. Desenvolve funções essencialmente junto da área comercial no ramo da etiquetagem e codificação.

Tópicos: Rótulos, Etiquetas Personalizadas

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes