Como Criar Rótulos para Peixes e Frutos do Mar Sem Complicar

Publicado por: José Sampaio

Post Date 9/nov/2018 14:00:00

Frozen seafood to make a shellfish cocktailOs frutos do mar são considerados uma parte essencial de qualquer regime alimentar saudável. São ricos em proteínas e ácidos gordos, ómega 3, e oferecem muitos benefícios para a saúde do cérebro, coração, olhos e para o todo o corpo, não é por acaso que nutricionistas do mundo inteiro recomendam e incentivam o consumo de peixes e frutos do mar para a manutenção de uma dieta saudável.

No entanto, comer frutos do mar pode acarretar alguns riscos. Se o produto não estiver devidamente rotulado, o consumidor não vai estar bem informado. A falta de informações precisas, pode causar reacções alérgicas ou afectar a saúde do consumidor de formas bem agressivas.

Ou, se a vida útil de um produto de frutos do mar não for especificada, há risco de envenenamento. Isso inclui especialmente os peixes e frutos do mar congelados e ultra congelados, que ao contrário do que muitos pensam, também possuem data de validade. Portanto, os rótulos alimentares são muito importantes e ajudam a proteger os consumidores, o seu produto e especialmente a imagem da sua empresa.

 

RóTULos DE alimentos e FRUTOS DO MAR

Os rótulos e etiquetas ainda são uma excelente forma de destacar os seus produtos da concorrência. Eles podem ser criativos de muitas maneiras, o que contribui para o reconhecimento da sua marca. Embora as regras do que um rótulo de frutos do mar deve conter esteja sempre a evoluir, as regulamentações para a rotulagem na Europa exigem que ele inclua a declaração do País de Origem e a designação do Método de Produção.

  • O país de origem de rotulagem é uma lei de rotulagem que fornece informações sobre a origem do produto. Dessa forma, os retalhistas podem sempre oferecer informações adequadas aos seus clientes.
  • A declaração do método de produção especifica se o produto de frutos do mar é de mar ou de viveiro.

Para estes e muitos outros tipos de questões relacionadas com o processo de rotulagem de frutos do mar, a ACOPE fornece documentos de orientação e ajuda os produtores de alimentos a rotular produtos de frutos do mar.

 

ESCOLHA a ETIQUETA CERTA PARA O SEU PRODUTO

Dependendo do tipo de peixe e fruto do mar, é preciso escolher os rótulos e etiquetas certos. Os frutos do mar crus mais comuns, pescados no mar ou produzidos em viveiro são processados de formas diferentes. E, para facilitar a distribuição, ele é frequentemente convertido em filetes de peixe, bifes ou medalhões. E, a menos que os frutos do mar sejam enlatados, eles devem ser armazenados em frio.

Para embalar de forma correcta os alimentos a serem armazenados em frio, precisa de rótulos especiais para embalagens de alimentos congelados e ultra congelados, sejam etiquetas brancas, para imprimir dentro de portas ou etiquetas pré-impressas, que já estão prontas para serem aplicadas nos produtos em questão.

Dependendo das condições de armazenamento exigidas para os seus produtos congelados, é necessário um conjunto de materiais que suportem as diferentes condições de armazenamento, incluindo diferentes tipos de papel e materiais sintéticos especialmente projetados para armazenamento de carnes, peixes e outros produtos congelados.

No entanto, devemos ter cuidado com a escolha dos adesivos das etiquetas também. Uma vez que diferentes tipos de peixes e frutos do mar podem ser mantidos a temperaturas diferentes, é importante aplicar o adesivo de etiqueta correcto. Há etiquetas para frio que são resistentes a temperaturas de até -40º C

Já pensou em melhorar ainda mais a relação do seu produto com o cliente? Com a rotulagem adequada dos alimentos, terá a certeza de que vai fazer chegar aos seus clientes as informações correctas e que os seus produtos estão em conformidade com as regulamentações.

Peça já uma amostra grátis, ou fale com um especialista em rótulos e etiquetas.

Pedir amostra rótulos etiquetas ribbon

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Tópicos: Rótulos Alimentares, Etiquetas Especiais

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes