Ecolabel: O Rótulo para Produtos Com Ambição de Salvar o Mundo

Publicado por: José Sampaio

Post Date 24/out/2019 12:20:52

guillaume-de-germain-6Xw9wMJyHus-unsplash

Sabe que o mundo precisa de marcas conscientes.

Que só a mudança de mentalidade por parte das empresas pode salvar o planeta do Apocalipse ambiental.

Foi por isso que se dedicou a 100% para que o seu produto tivesse o menor impacto ambiental possível.


E, num mercado onde os consumidores optam cada vez mais por escolhas conscientes e ecológicas, em breve, todo esse esforço será recompensado.

O único problema é que, hoje em dia, todas as empresas e produtos pregam a sua preocupação ambiental, mesmo que não a cumpram à risca, e por isso tem de mostrar aos consumidores que o seu produto é diferente.

Que podem confiar cegamente na qualidade do seu produto e no baixo impacto ambiental que ele tem.

E não há melhor forma de o fazer do que conseguir a certificação Ecolabel, o Rótulo Ecológico Europeu, onde todos os produtos passam por uma avaliação exaustiva que determina se são, ou não merecedores desse rótulo.

O seu sonho pode estar mais perto do que parece, mas será que cumpre os requisitos?

É o que vamos ver.

O Que É O Rótulo Ecológico da União Europeia?

A definição é bem simples:

O Ecolabel é a certificação ambiental oficial da União Europeia, que premeia produtos e serviços de excelência ambiental.

É um rótulo reconhecido mundialmente, e é um esquema voluntário, ou seja, qualquer empresa pode decidir solicitá-lo para os seus produtos (desde produtores, importadores ou retalho).

No entanto, esta certificação considera requisitos ambientais altos, transversais a todo o ciclo de vida do produto, desde a extracção da matéria prima, até ao seu final de vida.

O objectivo deste rótulo ecológico é promover a economia circular, incentivando os produtores a utilizarem menos CO2 durante o fabrico dos produtos, e as empresas a desenvolverem produtos que sejam mais duráveis e fáceis de reparar e reciclar.

É por isso que o rótulo ecológico europeu tem linhas guias com critérios exigentes para as empresas que querem reduzir o seu impacto ecológico e garantir a sua eficiência ambiental através desta certificação.

Além disso, segundo o site oficial, ainda há várias empresas que recorrem aos critérios do Ecolabel como um guia para desenvolver produtos dentro das boas práticas ambientais.

O significado que este rótulo ecológico tem para os produtos e consumidores é enorme, exactamente por causa da exigência desses critérios. Garante que os premiados cumprem à risca as normas das melhores práticas “ecofriendly”.

Quais são as Condições para ter a Certificação?

Como todos os produtos e serviços são diferentes, os critérios para a certificação são divididos por grupos de produtos.

Cada critério é então adequado às características de cada tipo de produto, com o objectivo de reduzir os principais impactos ambientais ao longo de todo o ciclo de vida do produto.

Até à data, os grupos de produtos do rótulo ecológico europeu são:

  1. Produtos de Higiene e Cuidados Pessoais
  2. Produtos de Limpeza
  3. Produtos Têxteis
  4. Produtos Do It Yourself (Faça você mesmo - tintas, vernizes etc...)
  5. Equipamentos Eléctricos
  6. Revestimentos e Coberturas
  7. Mobiliário e Colchões
  8. Jardinagem
  9. Lubrificantes
  10. Produtos de Papel
  11. Alojamentos de Férias

Outros grupos de produto em desenvolvimento são:

Se quiser consultar ao detalhe os critérios de algum destes grupos pode fazê-lo clicando aqui.

Vantagens Da Certificação Ecolabel

Agora que já percebeu o significado do rótulo ecológico da união europeia, conseguiu compreender por alto as suas vantagens.

Mas como elas se dividem em duas categorias (empresas e consumidores), vamos aprofundá-las.

Vantagens do Rótulo Ecológico Europeu para as Empresas

  1. Agora que os consumidores têm uma maior consciência em comprar produtos ambientalmente favoráveis, esta certificação mostra-lhes que o seu produto cumpre os exigentes critérios ambientais impostos pela União Europeia.
  2. Reforça a reputação e a imagem da sua marca num mundo que está em mudança e ameaçado pelas alterações climáticas.
  3. Ao contrário da maioria dos produtos que falam deles próprios como amigos do ambiente (mesmo que não sejam), neste caso não é você que o diz, mas sim um órgão especializado e independente. O seu produto é verificado por terceiros e passa a ser reconhecido como ecofriendly em todos os países da União Europeia.
  4. Quando faz a aplicação dos seus produtos, durante o processo de avaliação pode encontrar formas de otimizar os seus produtos e processos de produção. Isto aumentará o lucro da sua empresa e a sua margem destaca-se dos concorrentes.

Vantagens do Ecolabel para os Consumidores

Imagine o seguinte cenário:

Percorre com o carrinho de compras os corredores do supermercado. Como é uma pessoa consciente, cortou ao máximo da utilização de plásticos e faz os possíveis para comprar produtos com reduzido impacto ambiental.

O problema é que olha para os rótulos dos vários produtos, e muitos deles dizem ser amigos do ambiente.

Será que são?

No entanto, se encontrar esta certificação ecológica nos produtos, sabe que estão verificados pela União Europeia, como produtos de igual qualidade aos da concorrência, mas que promovem a economia circular, sendo ambientalmente mais suaves.

Por exemplo:

No site oficial do Ecolabel, exemplificam com os produtos líquidos de lavagem. O principal impacto ambiental acontece quando os produtos são utilizados, e os químicos entram em contacto com as pessoas e depois são descarregados para o ambiente, através da água (e das embalagens vazias).

Com o Rótulo Ecológico da UE a utilização de substâncias prejudiciais para o ambiente aquático é minimizada, porque se promove a utilização de substâncias altamente biodegradáveis. Desta forma reduzem o impacto quando são escoadas pelo esgoto para o sistema aquático.

Para Finalizar

É verdade que não precisa desta certificação ecológica para ter um produto verde.

No entanto, numa fase em que as preocupações ambientais são cada vez maiores e moldam cada vez mais os negócios e as indústrias, é importante que as pessoas saibam em que produtos podem, ou não, confiar.

Nesse caso, o Ecolabel é a solução certa para se destacar da concorrência e para que os consumidores confiem no seu produto e na sua marca.

Se quiser saiba mais sobre como pode dinamizar o seu produto através desta certificação ecológica.

Entretanto, se precisar de rótulos e etiquetas ecológicas para os seus produtos, comece por fazer o seu próprio orçamento e vamos começar a fazer do seu produto um produto melhor.

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Rótulos

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes